Quem tem medo de steak tartare levanta a mão! Porque eu tenho medo de qualquer coisa de deveria ser cozida para matar as bactérias e não foi. Mas como não é todo dia que a gente está em Paris com o objetivo de comer, tive que vencer o meu medinho (que é diferente da minha relação com o foie gras, que eu sou contra mesmo, mas não vou discutir isso com você) – até porque, apesar de ser cru e eu ter medinho, tem uma cara ótima e eu morri de vontade de provar depois que vi o Olivier Anquier fazer um no bateau mouche, no programa dele! Para quem não sabe, o steak tartare é carne crua, geralmente bovina, picada em pedacinhos mínimos e marinada em temperos.
Então, no último domingo, 17 de abril, fui para a Bastilha caçar falafels. Sim. Nada a ver, né? Mas eu fui numa indicação da @marianamello, novamente, de comer falafels em um domingo no Marais. A Bastilha, apesar de bem na pontinha, ainda é Marais. Mas lá não tem falafels, tá? Procure em outro lugar! Como já estava tarde e eu morrendo de fome, deixei os falafels para lá e fui caçar qualquer outro restaurante fofo.
Fui parar no “Le Bastille”, bem no meio da praça da Bastilha. Não foi indicação de ninguém e, embora fique em uma zona bem turística, não me pareceu tão turístico assim. Tem uma árvore em cima que derruba todas as suas folhinhas em quem estiver comendo na varanda (e, consequentemente, na comida), mas eu não tenho medo de folhinhas e adoro uma varanda! Fui para lá mesmo.
O menu foi: uma taça de bordeaux e um steak tartare com fritas. Dá uma olhada na foto, não é lindo? Além dos vários temperos que a carne leva para marinar, na mesa você encontra um molho inglês, que cai super bem, e a mostarda maravilhosa dos cafés parisienses, que eu tenho certeza que não é a mesma do supermercado! (mentira, não tenho, mas é muito mais picante!)
Tartare aprovado. Ainda acho melhor verificar bem o restaurante onde você vai comer isso, but I think I’m safe. O Bastille também foi aprovado, e vale lembrar que aos domingos eles têm uma formule brunch que leva um mooonte de coisa desde pão com geleia até o almoço por 19 euros. Ah sim, o tartare custa 17,50.
Eu A-M-O carne crua!!
Já comi coisa parecida (mas com um nome mais abrasileirado e menos “quibe cru”) em um restaurante em Niterói. Super yummi!!
=D
Frase estranha do dia by @andreaprezzi: “eu AMO carne crua!”
nao queima meu filmeeeeeee! tem falafel no marais SIM, mas bem no miolo, na bastilha já não tem mto judeu! hehehe. ah, steak tartare leva ovo tb, não?
Cru pra mim só comida japonesa e olhe lá… to com medo de certos restaurantes brasileiros. Uma amiga minha achou uma mosca no sushi do SANSAI! =O
=O
Ecaaa… mosca no sushi!!
Vc sabe que eu tenho alguns (muitos) preconceitos com comida. Carne crua é um deles. Eu só toco em carne crua pq alguém tem que temperar antes de cozinhar, pq senão nem isso. Então não sei se teria coragem de comer isso não.
Mas o prato tá super bonito! =D
@Broco: vou ignorar esse comentário sobre o Sansai, porque eu adoro os sushis de lá…
@Mari: não estou queimando o seu filme!!! eu expliquei que a Bastilha era na pontinha! 😉