A trilha sonora perfeita para esse post diz “I wanna wake up in the city that never sleeps”. E Sinatra não estava exagerando, não. Nova York não dorme nunca. A cidade é uma mistura de muitas pernas andando (o bonde cheio de pernas de Carlos Drummond de Andrade perde fácil), fumacinha de vapor saindo dos bueiros, e muitos sabores: café (MUITO café), doces, salgados, picantes e cheiros de comidas do mundo inteiro. Como vocês sabem que eu viajo para comer, essas férias não ficaram para trás. Fizemos muita coisa, mas comemos muito mais. Então aqui ficam as minhas dicas para deixar a big apple te conquistar pelo estômago!
Magnolia Bakery
magnoliabakery.com (vários endereços!)Quem acompanhou a série Sex and the City já vem aqui direto. Eu confesso que conheço Carrie apenas dos filmes, mas não podia deixar de conferir a padaria queridinha da rhyca. Posso te contar? Graças à Carrie, milhares e milhares de pessoas chegam diariamente à Magnolia Bakery pelo motivo errado: o cupcake. Depois, elas provavelmente vão voltar ao Brasil dizendo que cupcake nem é tão gostoso assim. O da Magnolia não é mesmo. Mas experimenta uma cheesecake por mim, vai? Que es-pe-tá-cu-lo! Provei uma de limão e outra de caramelo – ainda não consigo decidir qual a minha preferida. Não é que os cupcakes sejam ruins, mas gente. Essa cheesecake…
Dica: a Magnolia da praça de alimentação da Grand Central Station nunca tem fila!
Sprinkles
sprinkles.com 780 lexington avenue
Mas aí te falaram que Nova York é a terra dos cupcakes e você quer provar de qualquer jeito. Mais do que justo. O seu lugar é a Sprinkles. De longe o melhor cupcake que eu já provei ever! E a parte mais divertida? Eu nunca entrei na loja. Peraí, como assim, né? Pois é. Para pessoas impacientes como eu, eles colocaram, do lado de fora da loja, um ATM! Um caixa automático de cupcakes! Além de muito mais rápido, é a experiência mais divertida de compras da sua viagem. Primeiro você escolhe o sabor (que varia, depende do estoque naquele momento). Passa o cartão de crédito (cada cupcake custa em torno de 4 obamas) e acompanha alegremente o percurso do seu bolinho, desde a cozinha até a porta do ATM. O processo todo leva menos de cinco minutos.
Eataly
Eataly.com 200 Fifth Avenue
Nossa Senhora de todas as comidas do céu, rogai pelo seu bolso quando você passar por esses portões. Eu só conhecia o Eataly de nome, e confesso que não sabia muito bem o que tinha ali dentro. Precisei de duas visitas para entender, de fato, o que ERA aquilo tudo! Dentro do mesmo espaço imenso, você encontra um grande mercado, com massas caseiras, muito queijo, muito tempero, muito TUDO! E, em volta, uma cervejaria, uma pizzaria, um restaurante de massas, um restaurante de frutos do mar, padaria, enfim: mais TUDO!
Na minha primeira investida eu encontrei SÓ a melhor lasanha da minha vida: feita com pesto, molho branco, aspargos e pinolis.
Da segunda vez eu fui na pizza: sensacional. Daquele tipo bem italiano, que os paulistas já estão acostumados, mas que aqui no Rio não é muito fácil de encontrar. Vale a pena comprar e levar para o hotel para evitar ficar na fila. Aliás, evite o horário de almoço e jantar no Eataly, é tudo MUITO cheio.
Pizza a US$0.99
Essa é só uma dica, não um endereço. NY é o lugar perfeito para encontrar fatias de pizza por 99 centavos que vão dar um banho naquela pizza de 40 reais que você compra no Brasil. Nada de nojinho: vai fundo. Elas valem cada… centavo!
Breweries
Mais uma dica: assim como no Canadá, os Estados Unidos também valorizam a cervejaria caseira. Então nada de ficar enchendo a cada de Budweiser todos os dias enquanto várias cervejarias estão lá te esperando. São bares super divertidos que fazem a própria cerveja dentro do estabelecimento! Você pode ver aqueles latões todos fervilhando de mosto enquanto se diverte no bar.
Nathan’s Famous
nathansfamous.com
1310 Surf Ave, Brooklyn
Tá a fim de um pouco de história na sua comida? Que tal o primeiro cachorro quente de Nova York? O Nathan’s Famous é uma grande rede de hot dogs em NY, mas o primeiro, o pioneiro deles, fica em Coney Island. Por isso, vale a pena reservar uma tarde para passear no parque de diversões e provar o primeiro hot dog do mundo! Recomendo a versão com queijo e bacon. Hummmmm (Aliás, a old fashioned lemonade deles também é uma delícia. Tipo limonada de vó.)
2nd Ave Deli
2ndavedeli.com 162 East 33rd Street
Se o seu forte é carne, carne, carne e mais nada, as delicatessen de NY serão a sua praia. É pão e pastrami. Ou pão e carne assada. Ou seja: é pão e carne. E mais nada. Joey Tribiani curtiu isso.
Shorty’s Cheesesteak
shortysnyc.com 576 9th Avenue, between 41st and 42nd Street
As opções são muitas, mas o Shorty’s foi o nosso escolhido para provar o Philli Cheesesteak. Mais uma vez, é um sanduba de carne, só que agora com queijo misturado. Todo misturado mesmo. Vale a pena pela experiência, mas considere dividir: é uma bomba!
Shake Shack
shakeshack.com (vários endereços!)
Hambúrguer. O melhor deles! Peça um Smoked Shack e seja feliz!
Cake Boss Café
cakebosscafe.com 625 8th Ave, New York, NY
Se você acompanha e curte o programa Cake Boss, do Buddy, não pode perder o Cake Boss Café. Aviso logo que não é a mesmíssima doceria que aparece no programa da TLC – aquela fica em Nova Jersey e você só vai visitar se estiver de carro. Mas é uma filial bem no meio da Times Square, dedicada à série e com os mesmos docinhos do Buddy que você encontra na outra. Pegue senha para ser atendido!
S’Mac
smacnyc.com 345 East 12th Street between 1st and 2nd avenues
Mac and cheese é uma das minhas comidas nova-iorquinas preferidas. É macarrão com queijo grelhado, ou seja, não pode ficar ruim. A versão tradicional é única: molho branco, muito queijo, pimenta e forno. Mas o S’Mac (de Sarita’s Mac and Cheese) inova e faz uma série de derivados (com o Alpine, que leva queijo suíço). Me valeu duas visitas!
IndiKitch
indikitch.com 25 W 23rd St, New York, NY
NYC é incrível por ser possível encontrar comidas do mundo inteiro. Talvez por isso a comida indiana não encha muito seus olhos, afinal, a gente encontra comida indiana fácil por aqui, né? Mesmo assim, caímos sem querer no IndiKitch e não nos arrependemos! (Talvez um pouquinho pelo fato de ter dito “yes” para “do you want it spicy?”) Amei o fato de terem um curry com tofu, em vez de carne, o que eu vou adaptar aqui muito em breve!
Open Kitchen
yelp.com/biz/open-kitchen-new-york 15 William St
Outro conceito muito legal (que alguém já pode, por favor, abrir aqui no Rio), é o do Open Kitchen. O lugar fica bem no meio do Financial District, ou seja, Wall Street, engravatados e sem opção legal para comer (lembrou Carioca?). O Open Kitchen parece um mercado, com jeitão de Zona Sul, mas com lugar para comer. Em um dos espaços, você pode entrar na fila para comer sandubas, falafels, pizza, massa, grelhados e mais um monte de coisa. Escolhe sua bebida lá no mercado, paga e senta nas mesinhas do lado de fora, com cara de varandinha. Tudo super prático e muito gostoso.
Morton’s Steakhouse
mortons.com 136 Washington Street
Dizem que NY não é NY sem uma steakhouse. Isso não faz lá tanto sentido para quem vem do Brasil, onde a gente encontra as churrascarias mais ogras do mundo, mas também não estávamos lá para discutir e o Morton’s foi a nossa escolha. Isso porque essa steakhouse estava fazendo parte do NYC Restaurant Week (sim! Igual temos por aqui!). Para completar, a Morton’s fica no pé do Marco Zero do World Trade Center. Era impressionante imaginar como ficou toda aquela área (ou como não ficou) depois do 11 de setembro de 2001.
Na verdade, a rede é enorme, tem nos EUA todo e só em NY tem quatro sedes. Comemos steak, claro, mas também uma saladinha super gostosa de entrada e uma cheesecake tamanho família de sobremesa. E, ok, eles podem se gabar da carne. Mas não para brasileiros e argentinos, a gente continua nesse páreo aí!
Resumindo: Nova York é uma feira gastronômica. Prove muito, traga ideias para a gente e aproveite cada dia! E, no final, “blame it on the nights on Broadway”!
E fica um recado do Eataly para vocês:
Mais dois quilos só por ler.
Grata.