Na Estante: Skin Cleanse

Sabe aquele livro que você sabe que vai adicionar um monte de coisa boa na sua vida? E que ao mesmo tempo você não vai concordar com tudo, mas tudo bem? Skin Cleanse é basicamente um livro que te faz pensar sobre o que você coloca na sua pele, o maior órgão do corpo humano. Afinal, um monte de gente se preocupa com o que come, mas uma quantidade ainda maior acha “ok” encher o rosto de maquiagem velha, certo? #quemnunca

Pois é, o post de hoje não é sobre comida, mas é sobre receitas. Esse livro foi base para um monte de gente boa que trabalha com comida e cosméticos naturais e eu ouvi falar dele algumas vezes, por isso estava me coçando para comprar há algum tempo, e não me arrependi. A parte ruim é que ele ainda não foi traduzido para o português, por isso, vai demandar um pouco do seu inglês, mas não é difícil, e quem tem um inglês intermediário já pode se resolver bem com um dicionário. Comprei a versão impressa com capa comum, porque queria ter ele à mão para consultar as receitas.

Mais da metade do livro é dedicado ao que você come e como cada uma dessas coisas influencia na sua pele. Ela faz algumas propostas ambiciosas, como listar absolutamente todos os cosméticos que você usa, passar algumas semanas sem usar nenhum deles, fazer um diário de cosméticos para entender o que faz bem e o que faz mal na sua vida, além de um diário de comidas. A ideia dela é que, aos poucos, você troque os cosméticos com um milhão de ingredientes (alguns deles tóxicos), por outros mais naturais, como óleo de coco, azeite, babosa e óleos essenciais.

Adina

Para começar, eu me identifiquei terrivelmente com a autora, a Adina. Ela sempre teve uma série de problemas médicos que nunca foram resolvidos. Durante toda a infância e a adolescência, foi aquele caso “Dr. House” que ninguém sabia o que tinha de errado com ela. Na faculdade, ela resolveu estudar nutrição e descobriu, por tentativa e erro, que a alimentação resolvia todos os problemas que ela sempre teve e que os médicos insistiam em esconder com remédios paliativos. Mas os problemas dermatológicos dela continuaram e era remédio atrás de remédio. E parecia “cobertor curto”, sabe? O shampoo que melhorava o couro cabeludo fazia as pernas dela encherem de bolhas, e por aí vai. Por isso que num dia de fúria, ela resolveu largar tudo. Se era para ficar feia, que fosse sem dor e sem gastar rios de dinheiro. E, para a surpresa dela, todos os problemas de pele começaram a se resolver sozinhos. Aos poucos, ela foi reintroduzindo os cosméticos, mas de forma consciente.

Ela também foi trocando os cosméticos com 200 ingredientes industriais por um ou outro ingrediente natural. Essa brincadeira de “alquimista” fez com que ela fundasse uma das principais marcas de produtinhos naturais dos Estados Unidos, a S.W. Basics, que tem como propósito fazer cosméticos sem aquele monte de ingrediente que você não sabe de onde vem. Nos rótulos, está sempre estampado a quantidade de ingredientes, que nunca passa de 10. Os produtos não parecem ser baratos, mas todos podem ser feitos em casa, misturando frutos, óleos, farinhas e um monte de coisas comestíveis.

Mas e aí?

Antes que você torça o nariz, ela deixa claro que você não precisa jogar tudo o que tem fora para a sua pele melhorar. Basta identificar o que você quer muito continuar usando e o que você acha que pode e deve abrir mão. Algumas das alternativas vão ser tão boas, que você não vai querer voltar atrás. Ela trás um monte de receitas, mas é óbvio que você (ou eu, ou a maior parte das pessoas que compram o livro) não está pronto para aderir a todas elas. São opções. São alternativas para que você possa entender o que funciona e o que não funciona para você. Quando bati o olho da primeira vez, achei que não ia gostar de nada, mas acabei me identificando com algumas receitinhas mais simples, com menos frutas e ovo (duas coisas que eu não consigo me imaginar colocando no rosto). Apesar do preço, se eu morasse nos Estados Unidos super iria testar alguns dos produtinhos dela, principalmente esses que eu não estou disposta a fazer sozinha.

Se eu já testei alguma receita?

Ainda não. Não da Adina, pelo menos, mas já comecei a substituir o meu desodorante pela receita da Bela Gil. Ficou com nojinho? Pois saiba que funciona infinitamente melhor que o desodorante normal, com o plus de não ser “antitranspirante”, que entope os seus poros. Até o marido já experimentou e aprovou!

Se você quiser testar, a receita é a seguinte:

  • 1 vidrinho de leite de magnésia
  • água
  • óleo essencial de lavanda (opcional – e pode trocar por outro aroma também)
  • 1 vidrinho vazio para spray

A medida é 2 partes de leite de magnésia para 1 de água. Ou seja, imaginando que o seu vidrinho tenha 3 partes, dois terços dele são de leite de magnésia e um dele de água. O óleo essencial precisa só de umas duas gotinhas. É só misturar isso tudo e usar. Tem que misturar todas as vezes que for usar, porque os ingredientes se separam. E, como todo cosmético com base de água, ele não dura muito tempo, mas o suficiente para você gastar, se usar todos os dias. Juro que funciona.

 

Você tem alguma dica de leitura sobre o assunto? Deixa aqui para mim!!

Written by

Leave a Reply