Dia 8 foi meu aniversário, e eu já contei para vocês que o presente que tem menos chances de errar comigo é livro. Livros sobre comida, então, tem 90% de chances de serem ótimos presentes! E foi assim que eu ganhei, da minha sogra, Nutrindo seus Sentidos, da Laura Pires. Foi uma grata surpresa, já que nunca tinha ouvido falar, nem do livro, nem da Laura, mas já conhecia, por alto, a culinária ayurvédica.
Mas a surpresa foi maior quando comecei a ler o livro.
De início, ao folhear, achei que ia ser um livro de receitas, com uma ou outra informação sobre os benefícios desse estilo de vida. Mas, na verdade, as receitas são um bônus. A melhor parte do livro é justamente a primeira metade, onde ela explica a diferença entre os três doshas que regem o nosso corpo, a predominância de algum deles em cada indivíduo (vata, pitta ou kapha), como se alimentar melhor para evitar doenças e como aproveitar frutas e legumes da estação.
Ao mesmo tempo em que um mundo se abre na sua mente quando você encontra a culinária ayrvédica (dá vontade de comprar 200 livros sobre o assunto e se aprofundar muito mais), dá uma pequena sensação de mal estar ao ver a quantidade de coisas que você pode estar fazendo errado, no preparo dos alimentos. Para não acabar virando algo negativo, me forcei a desapegar de algumas coisas.
Se por um lado você pensa: ok, super tranquilo começar o meu dia com um cházinho morno que regularize o meu dosha, por outro lado você lê um capítulo em que Laura diz para não congelar alimentos e pensa “não vai rolar não congelar meus potinhos de feijão”. Ao mesmo tempo em que eu sou super a favor de reduzir a quantidade de carne vermelha da minha alimentação, não estou disposta a cortar o café, a pizza de sexta-feira (que é uma tradição aqui em casa) e os laticínios.
Por isso, encontrar o equilíbrio é importante depois de ler esse livro.
Marquei um monte de receitas que eu vou tentar incluir na nossa alimentação aqui em casa. Na medida do possível. Ao mesmo tempo, saber qual o dosha que é predominante no seu corpo ajuda muito a entender alguns dos problemas de saúde que te acometem mais e como manter uma vida mais saudável para evitar que eles continuem aparecendo.
Laura está de parabéns com o trabalho neste livro e eu já quero conhecer o primeiro livro dela, O sabor da harmonia.
Você conhece mais receitinhas mara (e rápidas, de preferência) da culinária ayurvédica? Manda para mim!
Receitas testadas:
Para comprar:
