281. Ayurveda: Kichadi Vata

Este post está sendo escrito em pleno feriadão de Dia das Crianças (embora vocês leiam isso só no início de novembro). Feriadão, aqui em casa, significa excessos. Sem contar que toda sexta-feira, aqui em casa, significa pizza. Esses dias eu vi um post da Laura Pires no Instagram dizendo que ela se recuperava desses excessos de alimentação uma boa monodieta, nesse caso, um bom kichadi. Isso significa um prato de um só alimento, morno, preparado de acordo com o seu dosha que te abraça por dentro, sabe? Eu senti isso com a sopa de feijão moyashi, que eu como sem acompanhamentos. Dessa vez, resolvi procurar no livro dela a receita do kichadi vata, para o meu dosha.

O Kichadi

O kichadi é uma mistura de arroz com lentilhas, ou arroz com feijão moyashi. Além desses dois grãos, você pode adicionar legumes e temperos de acordo com o que você precisa controlar no seu dosha. Você vai ver fotos em que pessoas deixam cozinhas bastante, até ele virar uma papa, e gente, como eu, que gosta do arroz mais soltinho, além de todas as variações entre esses dois. Vai do gosto do cliente.

Você também pode escolher o tipo de arroz, feijão ou lentilha que você vai usar. Eu escolhi o arroz basmati, o meu preferido, e a lentilha rosa, que é uma graça.

Saí um pouco do conceito vata usando meia cebola picada, mas eu queria muito usar a cebola que estava guardada na geladeira, para não perder. Também poderia ter colocado uma cenoura, que combinaria muito bem (bom para vata), mas esqueci na hora de picar os ingredientes.

Essa receita (tirando a cebola) foi adaptada do livro O Sabor da Harmonia, da Laura Pires.

Pronto para comer!

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de arroz basmati com lentilha rosa (coloquei um pouco mais de arroz do que de lentilha, mas no total, formou 1/2 xícara dos dois)
  • pouco menos de 1/2 colher de chá de cominho
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1/2 cebola branca picada
  • sal a gosto
  • ghee (usei manteiga de garrafa)
  • 1 + 1/2 xícara de água
  • salsinha e cebolinha picadas a gosto

Como fazer:

Lave o arroz e a lentilha antes de começar a cozinhar. Aqueça o ghee e refogue a cebola. Adicione o gengibre para dourar. Adicione também o cominho e a cúrcuma e mexa. Coloque na panela o arroz e a lentilha e mexa bem antes de adicionar a água e o sal. Aumente o fogo até começar a ferver, depois abaixe até secar a água.

Se quiser o arroz mais soltinho, não mexa nele. Cubra e espere ficar cozido. Se for preciso, abra no fim para secar o resto da água.

Quando estiver pronto, misture a salsa e a cebolinha e sirva morno.

Você pode comer o kichadi puro, para dar uma desintoxicada de tanta coisa diferente que a gente come. Ou então servir no lugar do arroz, com todos os outros acompanhamentos. Eu fiz metade da receita da Laura, mas mesmo assim foi muito para mim. Guardei o resto. Se fosse como acompanhamento, dava tranquilamente para duas pessoas.

Para comprar esses dois livros, clique aqui:
Nutrindo seus Sentidos

 

 

 

 

Serve 2 pessoas como acompanhamento

Written by

2 comments / Add your comment below

  1. Essa receita é exclusiva pra vata? O livro tem receitas para outros doshas?

  2. Marcela, essa receita é melhor para quem está com o vata desequilibrado, mas todas as receitas podem ser feitas para qualquer pessoa. O livro tem receitas para os três doshas e algumas substituições de ingredientes de acordo com cada dosha. Recomendo muito!

Leave a Reply