279. Caldo de legumes para congelar

Eu sempre disse que a vida era muito curta para eu fazer coisas como massa folhada e caldo de carne/frango/legumes, e olha eu aí fazendo o que? Caldo de legumes!

O antes: ingredientes na panela!

Eu continuo com a minha opinião sobre o caldo de frango e de carne, já que não tenho intenção de ferver resto de carnes tão cedo, mas esses dias pensei que de repente, só de repente, caldo de legumes não seria uma coisa tão difícil assim de fazer. E quer saber? Não era!

Nos livros sobre a ayurveda, eles batem muito na tecla de que não adianta nada fazer uma comidinha super caseira e colocar nela alguma coisa que não é reconhecida como “comida”. Quer dizer: não adianta fazer um prato aparentemente super saudável e encher de caldo processado com ingredientes que não existem na fazenda. Como eu falei antes, não estou disposta a fazer caldo de carne ainda, por isso esses ingredientes continuam na minha cozinha. Mas, se teve uma coisa que eu aprendi este mês foi a temperar comidas com outros temperos (de verdade), além do caldo em tabletinho, por isso, diminuímos bastante a quantidade aqui em casa.

No caso do caldo de legumes, a história é outra. A única “dificuldade” (que vamos combinar, nem existe) vai ser separar todos os ingredientes, limpar e cortar (em pedaços grandes, nem dá trabalho).

O depois: Todas as folhas sem cor

Depois de pronto, eu esperei esfriar e distribuí em vários potinhos de cupcakes e coloquei para congelar. A minha intenção era tirar deles depois de congelado em colocar em algum outro pote, mas vi que eles descongelam muito rápido, por isso, as forminhas continuam até hoje no meu congelador.

Na hora de usar é muito fácil. Jogo esse caldo congelado mesmo na panela e aumento o fogo até ele derreter.

Ingredientes:

  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 alho poró
  • salsinha
  • cebolinha
  • 2 folhas de louro
  • 2 dentes de alho
  • 1 litro de água

Como fazer?

Cortei cebola, cenoura e alho poró em pedaços grandes. Não precisa se preocupar com tamanho, só não quis colocar tudo inteiro porque achei que ia pegar mais o gosto assim.

A salsinha e a cebolinha eu cortei as partes feias e o excesso de talinhos (no caso da salsa), lavei e coloquei inteiros na panela.

Separando em forminhas

Tem gente que coloca o dentão de alho lá, sem fazer nada. Gosto de descascar e cortar ao meio.

Você pode colocar outros temperos, que achar que vai combinar, o caldo é seu! Você pode ainda colocar sal, mas eu preferi deixar para salgar na comida, para não perder a mão na hora de temperar o prato.

Depois é só jogar isso tudo dentro da panela, ligar em fogo alto até começar a ferver e depois abaixar totalmente o fogo. Para saber a hora de desligar, eu tomo as cenouras como parâmetro. Quando as cenouras começarem a cozinhar (ainda al dente, mas que você já consiga pegar com um garfo) eu desligo.

Espere esfriar antes de usar potes de plástico ou silicone para guardar. Antes de usar essas forminhas novamente para fazer doces, por exemplo, lembre de lavar muito bem e deixar de molho, já que o gosto de alho e cebola é forte!

E o que eu faço com o resto?

Olha, essa foi a minha primeira pergunta, antes de começar, porque tive muita peninha de jogar essa monte de legumes fora. Depois de pronto, o que eu vejo é que a cenoura fica uma delícia! Super temperadinha, só jogar um sal e comer! O alho também fica super gostoso e molinho, pode usar para temperar.

Agora, o resto já era. Você vai perceber que aquele monte de legume verdinho vai ficar branco. Tudo o que era bom deles já está no caldo, então eles podem ir para o lixo, para a compostagem, para as suas plantinhas, enfim, para onde você costuma levar os restos orgânicos.

Congelado e pronto para usar!

Written by

Leave a Reply