Não é novidade que eu gosto de alecrim tanto quanto eu gosto de gengibre. Lá em casa, em Macaé, o nosso grande alecrim estava prestes a ter uma trágica morte por excesso de sol – porque “quase” não tem sol naquela cidade. Já aqui no Rio, no meu “apertamento”, mal tem espaço para mim, já que eu desafio a regra de que MUITAS coisas não cabem no mesmo lugar. Ainda assim, trouxe de Friburgo dois coleguinhas, um para o apertamento e outro para substituir o finado arbusto.
Compramos um vasinho na Cobal, pedrinhas brancas e terra. Montei o Rosmarino – como chamei carinhosamente o meu tempero vivo. Vamos ver agora quanto tempo ele dura e se eu tenho green fingers! O problema é que ele terá pouquinhas horas de banho de sol por dia, já que eu fecho tudo quando vou trabalhar. Vida dura a do Rosmarino, mas prometo trazer notícias dele em breve.
Falando no Senhor Alecrim:
Rosmarino é o nome do alecrim em italiano, de rosmarinus, do latim, que significa “orvalho do mar”. Costuma ser usado em focaccias, churrasco, carnes, chás, batatas palhas, batatas assadas e massas. Ele vira um arbusto imenso e desengonçado. Pelo que eu li, para mantê-lo como uma plantinha bonitinha de vaso, tenho que podar os ramos na altura que quiser e tirar as folhinhas de baixo. Ele pode ser plantado novamente usando uns 10cm de ramo. Combate febre, tosse, ajuda na digestão, é relaxante muscular, além de servir para fazer óleos e borrifadores para aromatizar o ambiente.
Por isso, dêem as boas vindas ao senhor Rosmarino. Primeiro integrante da horta pessoal do Raiz de Gengibre filial Rio de Janeiro!
Notícias 14/07/2010 – O Rosmarino está dando formigas. Espero que elas percebam logo que não é para o bico delas e resolvam deixar o pobre em paz!
Notícias 30/07/2010 – Gente, o senhor Rosmarino não anda nada bem. Um dia desses apareceu com uns pulgões. Matei todos os aparentes com a mão, morrendo de raiva deles. Pelo que eu li, o pulgão suga a seiva da planta e faz com que ela não chegue até as folhinhas. O que aconteceu foi que as folhinhas dele (que eu chamo de “perninhas”) começaram a ficar pretas, secar e cair. Comprei um “veneno natureba” na Cobal e estou jogando nele todos os dias. O pulgão foi embora, o que apareceu foi uns bichinhos pretinhos que voam e parecem umas mini mosquinhas de fruta. E as perninhas caindo! Rezem por ele, minha gente!
Notícias 04/08/2010 – Triste fim do Rosm! Os dois últimos galhinhos secaram quase que completamente. Antes disso, tirei uns dez centímetros que restaram de cima e replantei. Quando esses também começaram a secar eu replantei em outro potinho, que agora fica na janela o tempo inteiro (espero que não chova muito hoje). Não sei se vai resistir!
A mãe do Rosmarino manda beijos pra ele!!rsrs
Só vc mesmo prima!!
Me dá uma mudinhaaaa?? 😀
Em francês é romarin, adoro tb! Esquece ele lá dentro no azeite, fantástico! Batatinhas assadas com queijo ralado e alecrim, demais!
@Raquel – aham! =)
Lindinho=) Visitar o seu blog meu deu uma fominha… nham!
Ficou muito bonito seu alecrim.
bjs
papai
O Rosmarino está dando formigas. Espero que elas percebam logo que não é para o bico delas e resolvam deixar o pobre em paz!