Pensando no calor que eu tenho passado no Rio de Janeiro esses dias, é de se espantar que eu tenha feito essa receita em pleno verão carioca. Sim, porque no Rio o verão começou em setembro, e tudo indica que acabe só no fim de março. Mesmo assim, essa receita de abacaxi com especiarias é para guardar do lado esquerdo do peito, porque fica uma delícia!
A receita de hoje veio do livro O sabor da harmonia, da Laura Pires, e não é porque eu não tenho nenhum outro livro, embora pareça, é porque ele realmente tem receitas ótimas, mesmo se você não estiver procurando o modo de vida ayurvédico. É só ter a mente aberta para testar os mil e um modos de combinar arroz, lentilhas, feijões e temperos.
Essa receita, no entanto, não leva nenhum desses grãos. Em vez disso, é uma sobremesa, a primeira que eu testo da Laura Pires. Na verdade, é mais um lanche da tarde, isso porque, segundo o ayurveda, as refeições não devem ser terminadas com doces. Mas, quando precisar de um docinho saudável, pode correr para cá!

Eu fiz esse abacaxi usando menos da metade da receita da Laura, por isso foi colocar como eu fiz. É que eu só tinha meio abacaxi em casa e como não queria testar com tudo o que eu tinha (e, se desse errado, ficar sem abacaxi nenhum em casa), guardei um pouco para mais tarde. Então, basicamente, o que eu usei foi “pouco menos de 1/2 abacaxi”.
Também vale lembra que (assim como em todas as receitas que eu postei até agora), eu uso o cominho em pó, e não em grãos. Só porque é o que eu já tenho em casa, por isso vou usar até acabar. Mas você pode usar em grãos, sem problemas.
A receita original também leva açúcar cristal ou demerara, mas, como não tinha, usei mascavo, que é uma opção um pouquinho mais saudável que o refinado.

Ingredientes:
- pouco menos de 1/2 abacaxi
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1/2 colher de café de sal
- 1/2 colher de café de cominho
- 2 colheres de chá de gengibre ralado
- 1 pitada de pimenta calabresa
- ghee (usei manteiga de garrafa)
Como fazer:
Aqueça o ghee com o gengibre ralado e o cominho. Mexa por 30 segundos. Adicione o abacaxi, as 2 colheres de açúcar mascavo, a pimenta e o sal. Continue mexendo em fogo médio até que o açúcar e o caldo do abacaxi formem uma calda grossa.
Depois é só comer!
É super fácil de fazer (e comer). Saindo do ayurveda, deve ficar divino com chantilly ou creme de leite – duas coisas que eu não tinha, infelizmente.
Essa quantidade deu para uma pessoa (euzinha!). Por isso sugiro contar meio abacaxi para cada pessoa antes de aumentar a receita.
Para comprar esses dois livros, clique aqui:
.