Alho poró é aquele “verde” que não tem cara de “verde”, então, para quem não é muito fã de verdes como eu, é ótimo. Ele segue o estilo salsinha-cheiro verde-alecrim, mas na verdade ele pode ser feito como prato principal, e não só como temperinhos.
Essa receita de alho poró cremoso do Jamie então é perfeita de acompanhamento a alguma carne e é muito rápida e fácil de fazer – e vamos combinar que receitar rápidas, fáceis e gostosas são tudo de bom.
Primeiro, corte um alho poró inteiro (jogando fora aquelas folhonas verdes) igual à foto: em rodelas grandes e depois em quatro. Ele vai ser refogado junto com azeite, manteiga e dois dentes de alho cortados finos (e não amassados).
Quando ele já não estiver mais crocante, você desliga o fogo e tempera com sal e pimenta do reino e adiciona uma lata de creme de leite.
Aí vem o outro ingrediente fundamental e que eu não dexaria de colocar mesmo se não estivesse na receita: o queijo! No livro, o Jamie usa o queijo cheddar, que não é tão fácil assim de encontrar em algumas cidades no Brasil – nem preciso dizer em Macaé – quanto mais um pedaço inteiro (geralmente você encontra industrializado em fatias). Por isso, eu usei um pedaço de queijo estepe que tínhamos em casa. São 100g de queijo ralado para essa receita.
Na panela, jogue metade do queijo e transfira para uma tigela como a da primeira foto. Coloque o resto do queijo por cima e leve a tigela para o forno pré-aquecido até ele borbulhar.
Depois disso você me convida para comer. Juro que fica bom!
Até a próxima!
gostei da cara dele *-*
deu um poquim de fome aqui..
mas acho q n rende mto neh? 1lt de creme de leite e 100g de queijo..
talvez eu tente fazer depois..sera q o cheddar em fatias n funciona nao? no ABC sempre tem x)
Acho que eu já tinha comido algo parecido quando fui pra macaé, mas era feito pela sua mãe. Assim como o Gustavo disse, parece ser muito bom, mas é muita coisa, rende pra 4 pessoas, fica aqui uma idéia, uma seção de receitas pra dois ou menos, tendo em vista as pobres pessoas que moram sozinhas, ou que precisem fazer algo quando estão sozinhas. Beijão
Ps: Td. bem que as receitas gigantes de 4 ou 6 pessoas basta dividir os ingredientes por 4 ou 6 para ficarem para uma, mas aí não fica a mesma coisa.
4 pessoas é uma receita gigante? o.O
Vc tá levando isso a sério mesmo! Acho que nem tô mais conseguindo acompanhar as receitas. Acompanhar no sentido de ler todas, pois ainda não testei nenhuma. Quem sabe num dia de animação, ahuahau!! Mas, é bom saber que tenho expert por perto, ahuahu!
Adoro Alho Poró. Aliás, é melhor até perguntar o que eu não gosto, ahuahau!!
TUDO COM QUEIJO FICA MELHOR NE? ahahahah
AMEI ESTA RECEITA.. Vou providenciar tudo para dona Josete fazer!!! =D
beijao
Ai, eu adoro alho poró!
Carol, claro que podemos trocar links. Teu blog tem tudo a ver com o Movimento Passe Adiante.
Já te linkei la.
Desculpa a demora pra responder. Correria de fim de ano.
um abraço e feliz 2010!
Carol, com o perdão da brincadeira, tenho certeza de que sua rotina está muito mais animada e interessante do que “aquela-já-famigerada-de-todas-as-tardes-na-tv-brasil”. O blog tá iradíssimo, muito bacana mesmo. Adoro cozinha, sempre assisto programas de comidinhas, mas não sou nem um pouco pró-ativa no sentido de move my ass e encostar o umbigo no fogão.
Tô adorando mesmo. Tenho um livro dele lá em casa, não sei se é o mesmo que vc usa. Mas acho que vc me inspirou a cozinhar alguma coisa!
Beijo grande e dê notícias macaenses.
Huuuuuum, parece ser gostoso! E olha que eu sou daquelas pessoas chatas que tiram o alho poró do fricassé de frango!
Mas que eu achei engraçado refogar alho com alho, ah, eu achei!
tudo de bom, hein?! eu aaaaamo alho poró! vou pedir pra alguém fazer pra mim (já que eu sou um desastre na cozinha, mesmo!)