33. Petit Gateau da Tia Nandy

Essa receita de Petit Gateau é da Tia Nandy, mas tenho que avisar que o meu não deu exatamente… certo! Isso porque o tempo varia de forno a forno, por isso, em vez daquele bolinho com calda de chocolate dentro, o meu virou um bolinho por completo, mais ou menos o que aconteceu com o bolo de fudge sem fudge. Mas vamos lá:

33. Petit Gateau - preparo

A primeira coisa a fazer é derreter 150g de manteiga com sal – isso você consegue fazer com 30 segundinhos no microondas. Depois, derreta junto uma barra de chocolate meio amargo (180g) – para isso eu coloquei mais alguns segundos no microondas.

Com os dois derretidos, você vai precisar de 3 ovos e mais 3 gemas. Eu sei, também odeio receitas que usam só as claras ou as gemas, porque depois você fica com meio ingrediente. Você pode guardar as três claras extras para fazer suspiro ou juntar com mais um ovo e fazer um omelete outro dia – foi o que a gente fez. Junte isso com a mistura de chocolate e bate bem, para não sobrar pedacinhos de ovo. Adicione 1/2 xíc. de açúcar e 1 xíc. de farinha de trigo e mexa bem.

Cuidado, você pode se sentir altamente tentada a comer assim mesmo de colheradas, resista ao impulso!

33. Petit Gateau33.Petit Gateau - preparo Depois disso, coloque em forminhas de petit gateau UNTADAS (como as da foto) sem encher as forminhas totalmente. Coloque as forminhas em uma forma grande e leve ao congelador por 10 minutos. No meu caso foram 7 forminhas.

É o tempo exato para ligar o forno alto e deixar preaquecendo e lamber a vasilha onde estava todo aquele chocolate antes. Agora pode, seja feliz.

Depois dos 10 minutos, leve direto para o forno alto e deixe somente até que ele crie uma casquinha em cima, e não até virar um bolinho, como os meus da foto.

Se você não quiser comer tudo na hora, pode colocar os potinhos na geladeira e depois esquentar no microondas. Só não se esqueça de tirá-los do potinho antes de levar ao microondas, senão vai ver espadas Jedi para tudo quanto é lado.

Sirva com uma bola de sorvete! Depois me diz se vocês tiveram mais sorte que eu.

Written by

5 comments / Add your comment below

  1. Depois dessa… Pronto. Vou me render à receita de petit gateau! Só acho que não tenho forminha em casa…

  2. Hahahahahahahahah! Espadas Jedi…
    Me diz uma coisa, unta com o que? Margarina mesmo? Eu juro que vou fazer essa receita quando o Ronaldo vier aqui de novo. Não vou cometer a gordisse de fazer ela só pra mim e comer tudo sozinha num dia frio de férias.
    Ah, suas fotos ficaram muito bonitas!
    Beijos

  3. Sempre que tentamos fazer petit gateau aqui em casa acontece o mesmo, fica td um bolinho. Mas mamae nunca desite, acho q um dia eu tento pra ver se consigo que nao fique bolo.

  4. Bem, tentei fazer o petit gateau no último domingo. Minhas forminhas são um pouco menores, deu pra rncher 8. E eles também viraram bolinho. Tinha deixado uns 10 minutos no forno. Na próxima vou tentar deixar menos, tipo uns 5… Mas que fica bom mesmo como bolinho fica!

Leave a Reply