Verão é uma época tradicionalmente parada aqui no blog por conta da temperatura insana do Rio de Janeiro (embora neste verão eu esteja de parabéns).
Mas um dia desses, o calor deu uma trégua e eu estava morrendo de vontate de comer um biscoito caseiro. Corri para a minha estante e encontrei um livro que eu amo muito, mesmo sem nunca ter testado nenhuma receita dele. Mas sabe aqueles livros que têm tudo para dar certo? Ele se chama The Great Canadian Cookie Cookbook e eu comprei durante férias no Canadá (sim, eu trago um livro de receitas de todo lugar que eu visito). Como eu não tinha muita coisa em casa, procurei logo uma receita simples e me deparei com essa: Lemon poppy seed cookies – biscoitos de sementes de papoula com limão siciliano. Como eu troco tudo na vida, transformei rapidamente em biscoito de semente de chia com limão tahiti. Quase a mesma coisa, vai.
Aviso: precisa de 1 hora na geladeira antes de assar, por isso, programe-se com atecedência.
Ingredientes:
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de raspa da casca do limão (usei 2 limões para isso)
- 2 colheres de sopa de semente de papoula (usei somente 1 colher de semente de chia, porque são maiores)
- 1/4 colher de chá de baunilha
- 1 + 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de sal
Como fazer:
O primeiro passo é bater, na batedeira, o açúcar e a manteiga até virar um creme clarinho (a vontade de comer de colher nessa hora é grande).
Adicione o ovo, as raspas, a chia e a baunilha e bata mais até ficar homogêneo.
Adicione aos poucos a farinha de trigo e o sal e continue batendo até incorporar na massa.

Transfira essa massa para um plástico. Pode ser filme plástico, mas eu usei um saquinho fechado daqueles de guardar comida. Enrole a massa no plástico e leve à geladeira por mais ou menos 1 hora.
Faltando alguns minutos, pré-aqueça o forno em temperatura baixa, cerca de 170ºC. Unte uma forma ou use um tapetinho de silicone.
Faça bolinhas com a massa e deixe um espaço entre elas. De acordo com a receita, o ideal são bolinhas de 1 polegada com espaço de 2 polegadas entre elas. Isso é mais ou menos 2 centímetros e meio na nossa terra.
A receita original pede para assar por 15 minutos, mas o meu forno precisou de exatamente 25 minutos. Por isso comece com 15 e veja como fica a partir daí. As outras formas (precisei de 3 levas) eu deixei na geladeira para não derreter antes da hora. Rendeu mais ou menos 30 biscoitinhos.

O resultado foi perfeito. Fiquei com medo de derreter tudo e ficar feioso, mas ficaram todos muito bonitinhos. Matou a minha vontade de comer doce caseiro instantaneamente e ainda deu para levar para alguns colegas no dia seguinte. O marido ainda comeu com café no dia seguinte e aprovou a receita! 😉 A ideia é continuar testando as receitas desse livro lindinho. Posto aqui, mais cedo ou mais tarde, prometo!
