Pinterest é nosso pastor e receitas não faltarão. Para completar, Google é o senhor, a internet é a musa e a pós-modernidade é uma linda – tirando essa moda dos selfies, essa horda de fotos bizarras de Whatsapp e a necessidade de uma delegacia especializada. Ok, a pós-modernidade usada para o BEM é uma linda!
Depois desse meu desabafo, vamos à história do dia:
Vocês sabem que eu voltei de férias faz pouco tempo (até postei aqueles endereços mara em NYC). Aí, você passa pelo freeshop e um monte de coisa chama a atenção, né? Inclusive aquele limoncello, que você sempre teve vontade de comprar, mas nunca quis gastar cem dilmas nele, em promoção!
E foi assim que a minha geladeira ganhou (além dos meus dois licores de maple e um de amêndoas) um licor de limão.
Pausa dramática para explicar o que é o limoncello – para quem não conhecia antes de eu inventar que você deveria querer isso no freeshop, o limoncello é um licor feito de limões sicilianos, muito tradicional no sul da Itália, como, óbvio, na Sicília! A receita dele é, basicamente, álcool (podendo ser desde vodka a álcool de cereais), muito limão, muito açúcar e água. Ele é extremamente doce, por isso não costumo beber como licor mesmo, a não ser em quantidades bem pequenas. No entanto, é um ingrediente e tanto para docinhos!
Ok, não vou comprar no freeshop, sou roots e quero fazer o meu próprio! – O Giallo Zafferano, meu guia espiritual de receitas italianas, ensina como fazer. Agora é só jogar naquele tradutor online esperto. (Quando a minha garrafa acabar, eu prometo que faço o meu próprio e posto a receita adaptada aqui!)
Tá, já tenho limoncello, e agora, o que eu faço com ele?
Corri pro Pinterest: “limoncello recipes”!
Encontrei uma receita de panna cotta de limoncello mara! Linda, rhyca, pheena e… búlgara! Entendi nada, né!
Google Tradutor para quê te quero e pronto. Receita lindamente traduzida (mais ou menos, né, a pós-modernidade é linda, mas não é mágica) – hora de correr pra cozinha.
Ingredientes:
10g de gelatina incolor sem sabor
400g de creme de leite fresco
raspas de 1 limão
suco de 1/2 limão
50g de açúcar
6 colheres de sopa de limoncello
Como fazer?
Primeiro raspe a casca do limão. Essa receita era para ser feita com limão siciliano, mas eu só tinha o tahiti em casa, e ficou bom do mesmo jeito. Vou fazer com o limão certo da próxima vez e você pode escolher o que achar melhor. A receita original leva a raspa de dois limões, mas, como o tahiti é mais forte, diminuí a quantidade e não me arrependo.
Em uma panela, coloque os 400g de creme de leite fresco junto com as raspas do limão e o açúcar (50g). Ligue o fogo baixo e mexa com um fouet (aquele mexedor de arame) até começar a levantar fervura. Desligue e tire a panela do fogo. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
Enquanto isso, dissolva a gelatina (10g) em um pouco de água (uma ou duas colheres de sopa, não precisa ser muito).
Coe o creme de leite para tirar as raspas do limão e misture esse líquido com a gelatina e as seis colheres de sopa de Limoncello. Mexa bem para dissolver e distribua em potinhos. O blog diz que serve quatro porções, mas são quatro porções bem pequenas, por isso fiz três porções e ficou de bom tamanho.
Você pode enfeitar com uma calda de morango (ideia do blog fonte) ou, como eu fiz, servir branquinha.
O namorado não gostou, mas isso não é novidade, ele não gosta de nada com limão e tudo com chocolate (e eu sou quase o oposto). Como a única outra pessoa que provou fui eu mesma, sou mega parcial para dizer, mas ficou ótimo, tá? Tudo intriga da oposição!
Vou atrás de novas receitas com limoncello para aproveitar a minha garrafa enquanto ainda está fresquinho, então tratem de fazer o de vocês para me acompanhar!
Além disso, que tal me seguir no Pinterest logo? Estou aqui, ó!
Receita adaptada do blog Eva Toneva, encontrado no Pinterest.