Faz um tempão que não passa uma receita por aqui, hein? Os motivos do meu desaparecimento eu já escrevi em outro post, mas agora, #oremos, vai voltar tudo ao normal!
Esse prato eu fiz há alguns meses e encontrei as fotos dando sopa no meu Flickr esses dias. Nem é beeeeem uma receita, mas uma dica! Sabe quando você não aguenta mais alternar entre o couscous marroquino e o macarrão para o jantar dos dias de semana? Que tal experimentar a cevadinha?
Encontrei a cevadinha para vender um dia desses no Hortifruti e fiquei de olho. Tão bonitinha, me lembrou logo as nossas cervejas, da Garten Bier! Era igual comer mosto cervejeiro e, se o gosto era tão bom quanto o cheiro do mosto pré-lúpulo, já estava no lucro! E acontece que é.
O modo de fazer é exatamente o mesmo do arroz, na quinoa, no próprio macarrão. Sem mistério! É riquíssimo em fibras e dá uma cara nova àquele seu risotto de sempre, sem contar que não precisa ficar mexendo loucamente igual ao arroz arbório, né? A cevadinha, no entanto, não é nada rapidinha, como o couscous e o macarrão, está mais para o risotto mesmo. Prove, prove, prove sempre, até ver que já está cozido, e adicione mais água, se precisar!
Ingredientes:
1/2 xícara de cevadinha em grãos
caldo de legumes
1 dente de alho
1/2 cebola picada
1/2 cenoura
ervilha
gorgonzola ralada
sal
pimenta-do-reino
A receita!
As combinações são tão variadas quanto a dos risotos! Além de que você pode fazer, deixar esfriar, e preparar uma salada fria, como a quinoa! Se quiser usar como dica o meu, foi simples:
Primeiro, refoguei alho e cebola normalmente. Adicionei a cevadinha (no olhômetro!), mexi e juntei a água (um dedo a mais do que a quantidade de cevada, mas depois precisei completar com mais). Usei um caldo de legumes, cenoura picada, ervilhas e, claro, temperei com sal e pimenta-do-reino.
Assim que estiver praticamente pronto, adicione a gorgonzola e mexa para derreter. Feche, desligue o fogão e deixe um minutinho para derreter tudo lá. Eu gosto de guardar mais um pouco de gorgonzola para salpicar por cima, como queijo ralado, no lugar do parmesão.
É uma mistura de risotto, de salada, de arroz, de tudo isso junto! Super fácil de fazer e diferente.
Ainda não experimentei a cevadinha, mas outro dia resolvi fazer um “risotinho” usando quinoa que ficou uma delícia! Vou postar no blog nos próximos dias. Bjs!