247. Creme de chia com chocolate

Ok, depois de encher a cara de mousse de chocolate, de mousse de limão e tudo mais, era hora de voltar para a realidade. E a realidade era que eu tinha menos de um mês para curar as estripulias que eu tinha feito no meu joelho para terminar pelo menos viva a minha primeira corrida de 5km. Sim, só terminar, porque, com compressa de gelo três vezes por dia, correr estava um pouco fora de questão. (update: eu terminei, e viva! mesmo doente, com uma virose do mal, consegui o tempo que eu já vinha fazendo sozinha. Que venham as próximas!) Para isso, me joguei na academia, na fisioterapia, na bicicleta e… na comida de gente grande. Porque um pote de creamcheese com uma garrafa de creme de leite sozinha por semana não ia me levar até a linha de chegada.

No Pinterest, aquele meu queridão, é incrível a quantidade de receitas fit e interessantíssimas que você encontra. A impressão que você tem é que os Estados Unidos está todo tentando se enganar, igual a gente faz com criança, dizendo que é suco de laranja, quando é de maracujá (busted!). Fato é que a chia bomba lá fora também, e é possível encontrar de bolos a vitaminas e doces feitos com essa sementinha! Se você nunca ouviu falar, senta, que lá vem história gastronômica!

A chia (Salvia hispanica L.) é da família da sálvia – segurem a Hannah Montana! – e há indícios de que tenha sido cultivada até pelos astecas. É, portanto, de origem da América Central. As folhas podem virar chá, mas, por aqui, o mais comum é encontrar a semente ou a farinha da semente da chia. Esse auê todo em cima dessa sementinha vem das propriedades antioxidantes e por ajudar o emagrecimento, isso porque quando se mistura à água ela vira uma bolinha gelatinosa que retarda a digestão. Por isso, não se assuste quando comer a chia em alguma receita e pensar “santo cristo, tem girino na minha comida!”. Super normal, girino do bem! Long story short, a chia faz bem pra um monte de coisa (joga só no Google, que espetáculo), e incluí-la na sua alimentação (disfarçada ou não) é uma ótima para quem ainda está agüentando a vibe fit do ano novo! Se resolver esconder a chia, a farinha é uma boa, dá para misturar em um monte de coisa!

Essa receita veio de uma dica do Pinterest, que foi tirada desse blog aqui. Como vocês podem ver, a minha ficou um tanto diferente do da moça, mas acho que isso varia das quantidades que você usar de cada ingrediente, além de eu ter usado leite animal, em vez do leite de amêndoas dela.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de sementes de chia
1/2 xícara de leite (também pode ser de soja, amêndoas ou similar)
2 colheres de sopa de maple syrup (porque eu realmente tinha em casa, mas pode ser mel ou até açúcar)
1 colher de sopa de chocolate em pó
1/2 colher de chá de extrato de baunilha

 

Como fazer:

A receita não pode ser mais fácil: misture todos os ingredientes e leve à geladeira! Usei um fouet para facilitar a mistura.

Não dá para comer na mesma hora. Isso porque a chia tem que absorver todos os líquidos para inchar e virar os tais “girinos do bem” que eu falei aí em cima!

 

Confesso que a textura é estranhíssima para quem não está acostumado, mas juro que você se acostuma rápido! É uma boa para deixar pronto para um momento de sugar craving, ou formiguice. Ou até para o café da manhã do dia seguinte! Depois contem o que acharam, fits!

E me adicionem no Pinterest!

Written by

Leave a Reply