237. Couscous “ítalo-marroquino”

A primeira vez que eu comi couscous marroquino foi em uma mesquita árabe em Paris (a experiência foi devidamente registrada aqui). Aquele almoço mudou totalmente a minha (mínima) concepção de comida árabe, que se resumia a hommus, kafta e charutos de folha de uva. Foi um super almoço com cordeiro ao molho de azeitonas e mais um monte de delícias.

O couscous marroquino (embora seja provavelmente um heresia eu dizer isso) é o equivalente ao nosso arroz, ou à massa para os italianos. Dizem que se come o couscous marroquino há dois mil anos antes de Cristo! Feito de sêmola de trigo, o couscous veio do Magreb (região africana que envolve a Tunísia, o Marrocos e a Argélia) e pode ser feito de diversas maneiras: com grão de bico, com legumes, como uma salada fria, acompanhando carnes (como o nosso cordeiro mara) etc. Da África ele foi para a Itália, se espalhou pela Europa e veio parar aqui no Brasil! Paulistas e nordestinos adaptaram os grãozinhos e fizeram o cuscuz brasileiro, com farinha de milho.

Não é esse que eu uso. Compro o meu importado, de sêmola de trigo, normalmente, no supermercado. E, hoje, esse é o meu maior curinga na cozinha. Sempre que eu estou com preguiça e não sei o que fazer corro para ele!

Outro dia eu estava nessa vibe, mas com coragem o suficiente para ainda comprar um peito de frango para incrementar o prato. Fui fazendo tudo de cabeça conforme as coisas iam pulando da minha geladeira. As cores do prato me pareceram TÃO italianas que eu não resisti criar um nomezinho meu!

237. Couscous ítalo-marroquino

Ingredientes:

1 peito de frango
1/2 limão
1 dente de alho
azeite
sal e pimenta
tomates cereja
couscous marroquino
salsinha
louro
orégano
tempero para couscous (opcional)

Como fazer:

Primeiro, limpe o peito de frango, corte no meio dividindo ele em dois filés de peito iguais, e deixe ele marinando no limão, sal e pimenta por alguns minutos.

Enquanto isso, coloque o couscous seco em um pote com uma folha de louro e o tempero para couscous (se tiver, mas não é necessário). A quantidade é por sua conta, só lembre que ele vai quase que duplicar de tamanho. Reserve. Corte os tomates cereja no meio, o alho em lascas e as salsinhas. Reserve.

237. Couscous ítalo-marroquino Na hora de preparar o almoço, coloque os peitos de frango em uma frigideira quente em fogo médio com um pouco de azeite e tampe. Quando estiver bom, vire e faça o mesmo do outro lado.

Em uma leiteira, ferva um copo d’água.

Em outra frigideira (ou, se você não quiser lavar duas, reserve o frango pronto e faça na mesma!), refogue o alho com azeite e frite os tomates cereja. Tempere com sal, pimenta, orégano e a salsinha.

Ao pote com couscous, adicione água só até cobrir os grãos e cubra. Espere uns 2 minutos. Depois desse tempo, use um garfo com um pouco de manteiga para soltar os grãos.

Depois é só servir! Cubra o couscous com o molho de tomates e o frango! Light, fácil e gostoso. E você ainda pode adaptar qualquer parte com o que você quiser.

 

Aqui você encontra outras formas de comer o couscous!

Written by

Leave a Reply