Hoje não é dia de receita, mas de uma idéia. Quando eu não quero gastar tempo, panelas, paciência e tudo mais para fazer um jantar rápido e leve, eu faço couscous marroquino. Para isso, eu uso o que tiver em casa, sem me esquecer do tempero para couscous, que eu encontrei no supermercado do bairro em um dia de muita surpresa (não é sempre que eu encontro temperos tão específicos).
Nesse dia, meu queria ir para um lado mais “doce com Salgado” e as cebolas caramelizadas vieram a calhar! A combinação podia ficar muito ruim ou muito boa e acho que ficou surpreendentemente boa!
Ingredientes:
Couscous marroquino
Água
Temperos (orégano, pimentas, curry…)
Cebola
Mel
Manteiga
Sal
Caldo
O modo de fazer é super fácil! É só refogar a cebola (bem picadinha) em fogo baixo com manteiga e adicionar uma colher de sopa de mel, refogando mais um pouco. Depois tempere com sal e pimenta do reino a gosto!
O couscous, como eu já expliquei anteriormente, é ainda mais fácil de fazer. É só hidratar com água fervendo e cobrir por alguns minutos. Como o gosto do prato vem dos temperos, eu coloco nessa mesma água um pouco de caldo (do sabor que você quiser) e pimentas (de novo: o tempero para couscous, que já vem pronto, ou curry, enfim…) Então a ordem é: couscous cru + cebolas caramelizadas + folha de louro (ah é, eu curto também!) + água fervendo com temperos + tampa!
Como eu disse, não tem mistério e nem é realmente uma receita, mas você deveria tentar um dia desses… Se quiser abusar, vale fritar um bacon. Ou, se realmente quiser gastar tempo, panelas e paciência, um cordeiro! Mas aí já é oooooutro patamar de jantar!
Nesse caso, me convida.