220. Baby brownies da Nigella

Esses não são os melhores brownies que eu já fiz ou já comi, mas também não são os melhores da Nigella, como ela mesma explica no livro. Eles são apenas fáceis, com ingredientes que você provavelmente já tem na geladeira, e podem ser feitos a qualquer hora, quando você simplesmente PRECISA de um açúcar. Ou quando você tem visitantes de última hora. Ou quando você quer alimentar jornalistas em uma redação de TV, vai saber, né…

Além de simples e rápidos, eu posso dizer também que podem ser feitos em porções individuais! Quer coisa melhor? Outro dia comprei, na internet, numa daquelas minhas levas de muamba da China, uma forminha de cupcake que, na foto, parecia ter tamanho normal. Tinha sim… Tamanho de formiga normal. É uma forma para cupcakes mini-babies-small-ultra-pequenininhos, que eu achei que nunca ia usar na vida. Até que eu olhei essa receita de brownie e pensei: “Que legal seria fazer em formato indivisual para levar amanhã para o trabalho e evitar ganhar cinco quilos de bobeira…”. E aí entrou a minha forminha baby.

Provavelmente a consistência do interior do brownie muda quando você faz ele pequenininho. Ficou parecendo um mini-bolinho de chocolate, mas bem gostoso e, das próximas vezes, vou fazer na mesma forma. Quando quiser fazer um brownie de verdade, continuo com aquela minha receita sem farinha e com café!

A melhor coisa? É que o bolo não gruda naquele papel manteiga do cão igual a receita do Jamie Oliver. Como a forma de silicone não gruda, é só virar ao contrário e bater um pouquinho que os “mini brownie cupcakes” começam a cair!

Ingredientes:

150g de manteiga
300g de açúcar mascavo (sempre uso um pouquinho a menos)
75g de cacau em pó
150g de farinha de trigo
1 col. (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
4 ovos
1 col. (chá) de extrato de baunilha
150g de chocolate ao leite picado

220. Baby Brownies da Nigella

Lá vai a receita (da página 216):

Em uma panela, derreta  a manteiga em fogo baixo. Acrescente o açúcar e mexa. Sem pânico, é muita manteiga mesmo!

Misture: cacau em pó peneirado, farinha de trigo peneirada, bicarbonato e sal. Adicione isso tudo  junto (aos poucos) à panela da manteiga. Tire do fogo.

Bata os ovos com a baunilha (usando um garfo, nada de sujar batedeira!) e mexa na panela do chocolate.

Adicione o chocolate picado e mexa rapidamente – porque se você mexer demais, o chocolate derrete todo e perde metade da graça. Os pedacinhos de chocolate vão derreter mais tarde dentro do brownie e você vai agradecer!

Despeje nas forminhas de silicone e leve ao forno por uns 20 minutos (dependendo da sua forma e do seu forno). O garfo deve sair dele ainda um pouquinho sujo.

220. Baby Brownies da Nigella

A Nigella diz que eles podem ser congelados por até três meses, mas duvido que você faça isso!

Written by

4 comments / Add your comment below

  1. Só comi dois!! Mas deu facilmente pra perceber que são maravilhosos!! Se quiser trazer mais, irei provar pra mostrar que sou generosa com meus amigos!!!!!

  2. Posso ajudar a Daniele nessa tarefa.

    Você tem razão, quem vai congelar para comer daqui a… três meses?

    Muito bom!

Leave a Reply