214. Brigadeiro de cravo e canela

Vou adiantar a publicação desse post (em relação aos outros, porque na verdade ele já está atrasado, né?) para começar a chantagear mais cedo os coleguinhas de trabalho que provaram essa minha criação. Acontece que mesmo com aquele livro só sobre brigadeiros gourmet, não encontrei nenhuma receita de brigadeiro de canela. Uma lástima, já que canela é uma delícia. Entrei em um monte de blogs. Abri a geladeira pra ver o que tinha em casa e acabei fazendo o meu próprio brigadeiro!

Primeira (e repetida) consideração: vou contratar umas dez crianças para fazer as bolinhas pra mim, já que eu não tenho a menor destreza nesse aspecto. Então não reclamem de comer brigadeiro triângulo, brigadeiro quadrado, brigadeiro de tudo quanto é tamanho e formato, fiquem satisfeitos de eu não levar o prato de brigadeiro com meia dúzia de colheres e colocar no centro da mesa! (Só para manter o que ainda sobrar da minha reputação gastronômica aqui, vou colocar só a foto do prato, mas a prova do crime está no Flickr, mas os mais curiosos)

Acho que o que ajudou a quebrar o açúcar absurdo do leite condensado, além de o chocolate ser meio amargo e da canela, que é mais para o picante, foi o cravo da índia. Agora, aviso: decora quantos cravos da índia você colocou, porque antes de enrolar tem que caçar todos eles, com um garfo! Nada de quebrar os dentes dos coleguinhas desavisados!

Ingredientes:

uma lata de leite condensado
uma colher de sopa de creme de leite (totalmente dispensável, é que estava na geladeira dando mole e deu vontade de colocar)
uma barra de chocolate meio amargo
de uma a duas colheres de sopa de canela (acho que coloquei mais para duas)
3 cravos da índia
uma colher de sopa de manteiga
açúcar mascavo (para decorar)

 

Usei então o leite condensado, uma barra de chocolate meio amargo, cravo e canela. Muita canela. Em volta, fiz uma mistura de açúcar mascavo com canela para enrolar os brigadeiros.

O modo de fazer já sabe, né? Joga isso tudo na panela, mexe eternamente em fogo baixo até dar o ponto de brigadeiro, isso é, quando soltar da panela. Dessa vez foi incrível! Saltou tudo da panela igual geleca saindo de potinho, sabe? (Ok, não foi uma boa comparação, mas foi igual..)

Deixa esfriar e chama as crianças pra trabalhar!

E aí, coleguinhas, gostaram? E qual foi o melhor até agora?

Written by

4 comments / Add your comment below

  1. Como só provei um até agora, fica mais fácil dizer qual é o melhor…

    É gostoso, e fico me perguntando como seria sem a colher de creme de leite.

    ps. fico chateado quando ouço alguém falando mal do leite condensado. Ele é tão bonzinho, cremoso, docinho…

  2. Ficou uma combinação perfeita essa de chocolate com canela. Embora eu seja suspeita para opinar, porque adoro canela, acho que o ingrediente quebrou o excesso de doce do chocolate. A canela ficou na medida. Adorei.

    Está aprovadíssimo!!

  3. Nhamiiiiii… Carolzita, acho que você conseguiu fazer uma mistura interessante… o que poderia ficar enjoativo (chocolate + cravo + canela), ficou DELICIOSO e com uma suavidade que dá água na boca só de pensar… o gostinho que fica quando termina o último pedaço permanece não só na boca, mas também na lembrança… quando será o próximo??? ;-P

  4. Estava delicioso, divino!!!!!
    Ficamos mal acostumadas. Agora queremos brigadeiro toda semana. Quando será o próximo????

Leave a Reply