192. Cupcake crocante de maracujá com cream cheese

Eu entendo toda essa onda do cupcake e também entendo porque algumas pessoas ficaram ofendidas com ela. Não é fácil ser bolinho em terra de cupcake. E não é fácil ser cupcake gostoso em terra de cupcake bonito. Se você ainda é do time que acha que eles não passam de bolinhos metidos a besta, que são muito mais enfeitados do que saborosos, volto a repetir: você anda comendo nos lugares errados.

Um cupcake bem feito tem o mesmo sabor de um bolo gostoso (afinal, não é porque ele é menor, que ficou menos saboroso!), e ainda tem cobertura e recheio! E é unitário! Só seu! Colorido? Quer coisa melhor? Vai competir com aquele bolo de chocolate chinfrim de padaria?

192. Cupcake crocante de maracujá com cream cheese

Fazer um cupcake de respeito, no entanto, dá trabalho. Por isso eu raramente faço o recheio. É infernal fazer buraquinho em cada um daqueles bolinhos. Mas vale a pena. E um dia desses eu estava inspirada. Vi na revista Prazeres da Mesa uma receita de “Cupcake crocante de maracujá” e resolvi fazer também. Foi o maior sucesso. A cobertura deveria ser de merengue, mas eu achei que cream cheese ia combinar melhor e combinou mesmo! Corre para a lista de compras:

Ingredientes:

– para a massa –

  • 400g de açúcar;
  • 515g de farinha de trigo peneirada;
  • 1 xícara de chá de margarina ou manteiga sem sal (a receita original era óleo, mas eu não curto bolo feito com óleo);
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 3 ovos;
  • Polpa de 3 maracujás COM sementes

– para o recheio –

  • 1 lata de leite condensado;
  • ½ lata de creme de leite sem soro;
  • ½ lata de suco de maracujá concentrado;
  • 3 gemas

– para a cobertura –

  • 1 pote de cream cheese;
  • Açúcar;
  • Extrato de baunilha

Eu sei, a lista não é nem um pouco pequena. Mas assim que você tiver tudo isso em mãos, eu juro que é super fácil de fazer. Demora um pouco. Mas é fácil.

 

Cobertura:

Primeiro, faz a cobertura e coloca na geladeira, assim é um trabalho a menos para depois. É só bater muito rapidamente o cream cheese com açúcar e algumas gotas de baunilha. Deixo o açúcar a gosto, porque eu sempre gosto das coisas com menos açúcar que as outras pessoas. Entre duas e três colheres de sopa, acho o ideal. Coloque essa mistura no saco de confeiteiro já arrumadinho com o bico e deixe na geladeira para não derreter.

 

Massa:

É igual fazer qualquer bolo: bata os ingredientes “básicos” (manteiga + açúcar + ovos), coloca o maracujá, adiciona a farinha aos poucos e termina com o fermento, colocando sempre junto com alguma coisa líquida para ajudar a misturar bem pela massa. Despeje a massa em forminhas de cupcake, que vão dentro de forminhas de silicone ou alumínio (senão as forminhas de papel abrem, tá, gente!?). Leve ao forno médio e faça o teste do garfo para ver se estão prontos (o garfo tem que sair limpo!).

 

Recheio:

Passe as gemas por uma peneira para tirar a pele. Leve a uma panela com o leite condensado e o creme de leite. Misture com o suco de maracujá. Misture no fogo até ficar com ponto de brigadeiro (começando a desgrudar da panela).

O meu não ficou bem em ponto de brigadeiro, ficou entre “calda” e “brigadeiro”, mas ficou bem cremoso e funcionou. Eu só aumentaria o creme de leite e o suco para diminuir o doce do leite condensado, que não é a minha praia.

 

Montando o cupcake!

Agora vem aquela parte mais divertida e chata ao mesmo tempo. Rechear. Faça buracos no centro dos cupcakes, tire o meio e guarde as “tampinhas” que tirar deles e jogue o recheio dentro. Depois cubra com as tampinhas. Isso é chato, queima o dedo e demora. Get over it.

A cobertura é o que vai ajudar a esconder esse “remendo” que você fez para colocar o recheio. Se o bolo ainda estiver quente (igual o meu, da foto), a cobertura vai derreter facilmente e não vai ficar igual o da loja, todo montadinho. Aí a decisão é sua: bolo bonito ou bolo quentinho? Eu estava com fome e cansada de cozinhar e queria ele quentinho!

Esse cupcake teve ajuda especial do namorado, que no meio da receita não aguentava mais e
já estava roncando no sofá. <3

Written by

1 comment / Add your comment below

Leave a Reply