175. Risotto de nozes com gorgonzola

Eu li em algum blog a frase “Quem faz um risotto, faz todos”, e acho que é a mais pura verdade. No entanto, é sempre bom seguir algumas combinações lindas e básicas para não misturar peixe, bacon, maracujá e chocolate no mesmo risotto. Outra coisa é que muita gente ainda acha que risotto é uma coisa difícil, que vai demorar demais, gastar muito ingrediente e dar um trabalhão, mas ele sempre entra na minha “Comida de Acampamento”, que é tudo aquilo que eu fiz em uma cozinha dividida com 80 pessoas, algumas eventuais baratinhas, sem forno, com uma panela só e um limite de ingredientes de quem mora sozinha (ou seja: ingrediente demais estraga e sai da validade).

175. Risotto de nozes com gorgonzola

Um dia desses eu estava nessa cozinha lindona aí que vocês já imaginaram fazendo risotto. Do meu lado, duas meninas novas se esforçavam para lavar alface. No final, elas tinham miojo e uma salada de alface e eu tinha um rosotto de nozes com gorgonzola. Nós demoramos mais ou menos o mesmo tempo para fazer a comida e elas ficaram de olho na minha. Sinal de que a diferença entre um miojo sem graça e uma comida gourmet fácil de uma panela só é só criatividade (acreditem, eu já comi miojo suficiente para duas encarnações).

Se você tiver uma cozinha equipada, vai mudar boa parte do que eu fiz aqui, mas a ideia hoje é para quem mora sozinho e acampado e quer comer bem, e não ferver carcaça de galinha pra fazer risotto igual a nonna.

Então anota os ingredientes:

  • meia xícara de arroz arbóreo (não inventa de fazer risotto com o arroz que você tiver em casa, tá?)
  • uma cebola pequena (não encontrei uma pequena suficiente e usei meia cebola, a vantagem de achar uma pequena é não precisar guardá-la depois no seu frigobar)
  • um dente de alho
  • azeite
  • gorgonzola (resiste bem no congelador e dá para você fazer um macarrão outro dia desses)
  • nozes (é a parte cara da receita, mas é mara para você comer na frente da TV ou jogar picada no iogurte depois)
  • queijo ralado (de boa qualidade, senão estraga todo o seu prato)
  • pimenta-do-reino branca (ou preta, eu é que usei branca)
  • caldo de galinha (aqueles em potinho são bons porque não sobra pedacinho depois)
  • uma taça de vinho branco (se não quiser ou não tiver como guardar, compra daqueles de 375ml e serve o resto em uma taça lindona – ou copo de requeijão para os mais desesperados – para o seu jantar ficar ainda mais fancy)

Toda vez que eu meço meia xícara de arroz eu olho e falo “tem pouco, vou colocar mais” e aí eu faço dois pratos de risotto e brinco de pique baleia. 150 tá [MUITO] bom pra uma pessoa, Carol, aprende. Outra coisa: caldo de galinha + gorgonzola + queijo ralado = sal suficiente para uma pessoa. Não precisa colocar mais sal. Sério.

175. Risotto de nozes com gorgonzola

Agora vamos lá:

Primeiro refogue o alho e a cebola picadinhos em azeite e faça cheiro de inveja para as outras meninas do pensionato. Adicione o arroz e misture ele bem com os temperinhos. Coloque água (na sua casa lindona, você esquenta o caldo de galinha com água em uma panela diferente e coloca aos poucos no risotto, mas no seu acampamento, você não tem outra panela e nem tempo para isso. get over it.) – mais ou menos um dedo acima do arroz. Coloque também o caldo de galinha para dissolver. Quando a água começar a evaporar, misture bem o risotto. Quando ele estiver quase bom, coloque uma taça de vinho e faça cheiro de inveja pela segunda vez à suas roomates. No final, adicione o gorgonzola picada e as nozes. Não precisa derreter o gorgonzola inteiro, já que os pedacinhos são super benvindos. Adicione a pimenta-do-reino, o queijo ralado e tampe a panela.

Agora é a hora em que eu lavo tudo o que tiver para lavar (fora a panela) e levo tudo isso lá para o quarto, comer no silêncio do lar, sem fofoca. Sirva o resto do vinho e seja feliz! É sério: gorgonzola com nozes é o queijo com goiabada dos pratos salgados. Enjoy.

Written by

3 comments / Add your comment below

  1. Fiz esse risotto ontem e ficou MARA, Carol!!!

    Aviso aos que forem fazer o risotto: de forma alguma dispensem o vinho. Ele é essencial e faz TODA a diferença no prato!

  2. Carol, fiz no Dia dos Namorados e ficou ótimo. Fez muito sucesso com o namorado 🙂

Leave a Reply