147. Risotto de ervilhas e limão siciliano

Mais uma vez, vale lembrar que eu vivo acampada, por isso, quanto menos panela for preciso para fazer uma comida, melhor – isso porque eu só tenho uma panela e uma frigideira alta! Outro dia, pesquisando comidas que podiam ser feitas com poucos ingredientes e poucos instrumentos, me deparei com o risoto. Em cinco anos de acampamento, nunca tinha pensado nisso antes! O risoto é gostoso e um curingão de quem não sabe o que fazer e tem restos na geladeira. Passei no mercado e comprei o arroz arbório e algumas outras coisinhas.

Como não podia faltar, esqueci duas coisas importantíssimas em um risoto: alho e cebola. Já era, eu é que não ia sair de casa de novo para comprar o que faltou. Faz de conta que tem alho e cebola nessa receita, certo?

147. Risoto de ervilhas e limão siciliano

Outra coisa que eu comprei, para testar, foi o caldo em potinho da Knorr. Ainda acho estranhíssimo que o Atala tenha feito esse comercial, e acho estranhíssimo comprar caldo de galinha em potinho, mas funcionou, viu? Embora os defensores da boa mesa me xinguem agora, eu não tenho a MENOR paciência de fazer caldo em casa. E, morando acampada, você me imagina fervendo carcaça de galinha? Não, né? Então eu vou de potinho mesmo!

Ingredientes:

1 potinho de caldo de galinha
1/2 limão siciliano
1/2 xícara de arroz arbóreo
azeite
cebola e alho picados (shhhhhh!)
queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino branca moída na hora
ervilhas congeladas

Fiz assim:

Em uma panela com água fervendo, jogue a quantidade de ervilha que quiser no seu risoto. A água tem que estar quente para que a ervilha não perca a cor. Ninguém merece ervilha branquela. Esta etapa só é necessária se a sua ervilha estiver completamente congelada, como estavam as minhas, senão abstrai, que é menos uma etapa para você! Enquanto isso, em outra panela (a última do clã!) você dissolve o potinho (ou quadradinho) de caldo em mais ou menos dois copos de água.

147. Risoto de ervilhas e limão siciliano

Escorra a ervilha e use a mesma panela (porque agora acabou o estoque, né?) vazia para começar o risoto. Com alho, azeite e cebola (shhhhh!). Depois de colocar o arroz, coloque o caldo quente aos poucos, deixando absorver todo o caldo entre uma colherada e outra. Depois da última colherada, coloque as ervilhas, o suco do meio limão e as raspas dele. Muito cuidado com essa parte, já que o excesso de limão pode estragar tudo. Prove sempre.

Coloque duas colheres de queijo parmesão ralado, misture e tampe a panela. O queijo vai derreter lindamente antes de ir para o prato (ou caneca, no meu caso). Coloque mais queijo por cima e a pimenta-do-reino moída.

Juro que funciona! E é tão rápido e fácil que eu fiz aqui no Rio! Acampada!

P.s.: Agora eu criei uma tag chamada “Comida de Acampamento”, por motivos óbvios. Depois eu caço o que mais eu fiz no acampamento e coloco nela. Boa sorte, moradores solitários!

Written by

5 comments / Add your comment below

  1. Olá!!!

    Acompanho seu blog há pouco tempo. Por que vc diz que vive acampada? Está esperando algum imóvel ficar pronto?
    Pergunto porque eu tb me considerei acampada por 5 anos… rsrssr
    Quando casei decidimos morar no ap que eu já morava sozinha (minúsculo) e ao invés de pagarmos aluguel, pagamos mum consórcio. Passamos muito aperto, literalmente, mas valeu a pena. Só fiquei curiosa do seu motivo… rssrsrsr
    Adoro risoto tb. Ontem mesmo fiz um de tudo do que tinha na geladeira… pouquinho de milho e ervilha, pouquinho de champignon, pouquinho de alcaparras, tequinho de gorgonzola, parmesaõ e restinho de tiras de carne… ficou uma delícia!!!

    bjs

  2. @Christien: É que eu moro em pensionato! E, por isso, acampada há mais de cinco anos. E infelizmente não estou esperando imóvel nenhum ficar pronto… hahahaha

    Seja bem-vinda!

  3. Fiz uma receitinha agora com base nessa sua, afinal estou sozinha em casa com “restos” na geladeira. hahahaha
    Coloquei um pouco de cachaça e adicionei linguiça frita, ficou uma DELICIA!
    Continue com suas receitinhas de “acampamento” e com toda essa dedicação, pois adoro alegrar o meu dia lendo suas receitinhas. Obrigada (:

  4. Sou sua fã de carteirinha. Eu que piloto fogão há mais de meio século estou orgulhosa de ver uma jovem (tempos moderno) gostar tanto de “comidinhas” práticas.Parabéns e continue nos brindando com receitinhas rápidas e gostosas.
    Abraços

Leave a Reply