Já disse que eu comprei um livro lindão sobre molhos junto com a minha coleção do Michel Roux, certo? Estava na hora de começar a testar molhos novos! Por isso, o baiacu grelhado foi um mero “segurador” de molho, embora estivesse muitíssimo bom. Deixei a carne por conta da mamãe e fui procurar um molho diferente para estrear o livro novo. O beurre blanc além de fácil parecia ser tudo de bom, afinal, molho à base de manteiga e vinho não pode ser ruim, certo?
A única adaptação foi a troca das echalotas pela cebola que, para quem não conhece, são aquelas cebolinhas compridinhas e bonitinhas! Também coloquei pouco mais da metade da quantidade de manteiga, porque, apesar de super bem-vinda, ainda precisa ser moderada, né french people?
Ingredientes:
- 75ml de vinho branco seco
- 75ml de vinagre de vinho branco
- meia cebola picada em pedaços bem pequenos
- 50ml de creme de leite fresco (usei normal gelado sem soro)
- 110g de manteiga gelada
- sal e pimenta-do-reino
Como fazer?
Misture vinho, vinagre e cebola em uma panela em fogo baixo espere até reduzir o líquido para dois terços do volume. Adicione o creme de leite e reduza para um terço do volume. Nessa hora eu fiquei com medo de o creme de leite talhar, mas com o fogo baixo isso não acontece. Ainda em fogo baixo, acrescente a manteiga aos poucos usando um fouet (aquele batedor de ovos feito de arames!). A manteiga não pode borbulhar e deve ser adicionada aos poucos. Prove e tempete com sal e pimenta-do-reino.
Se não der para servir imediatamente, deixe em banho maria esquentando um pouco mais enquanto termina o peixe!
Sobre o peixe:
O baiacu foi feito grelhado como eu já mostrei outra vez aqui, deixando algumas horas antes marinando no gengibre e no limão.
Carol, você está ficando muito sofisticada! Eu voto por mais “comidas de acampamento”! =D
para acompanhar este baiacu poderia acrescentar alcaparras ao molho citrico com vinho e vinagre!!!!bjs minha querida