A gente precisava de um acompanhamento para um peixe com molho “supimpa” do qual eu vou falar no próximo post. Alguma coisa relativamente leve, que não tirasse a graça do peixe supimpa. Eu a-d-o-r-o alho poró e ele estava lá dando sopa. Resolvi salvar o pobre coitado antes que ele acabasse virando sopa de verdade. Nada contra as sopas, mas se eu fosse um alho poró ia preferir virar qualquer coisa, menos uma sopa!
Procurando alguma coisa pelos meus livros, encontrei a Fritatta di Zucchine (ou omelete de abobrinhas) no Larousse da Cozinha Italiana e adaptei para o alho poró.
Ingredientes:
- 6 ovos
- 1 dente de alho
- 50g de parmesão ralado
- azeite
- sal
- pimenta-do-reino
- 1 alho poró
- duas batatas

Como fazer?
Primeiro, limpe e corte o alho poró em fatias. Descasque e corte as batatas em quadradinhos. Coloque as batatas para cozinhar. Quando estiverem quase cozidas, adicione o alho poró por mais um tempo. Escorra tudo.
Pique o alho em pedaços pequenos. Coloque-o na frigideira com azeite. Adicione o alho poró e a batata e tempere com sal e pimenta-do-reino. Numa tigela, bata os ovos e misture o queijo, sal e pimenta. Despeje sobre o alho poró e as batatas. Espere formar uma casquinha e vire do outro lado! (Ok, essa parte pode ser tricky, mas será muito mais fácil se você tiver uma frigideira de dois lados, que encaixa uma na outra.
Tcharam! Tá certo que a receita foi totalmente adaptada. Os ovos foram cortados pela metade e a quantidade de queijo continuou a mesma (a minha cara isso), mas ficou ó-te-mo!
“…se eu fosse um alho poró ia preferir virar qualquer coisa, menos uma sopa!”
Hahahahah não consigo comentar mais nada além disso!!!
Carol,
Também adoro alho poró… e adoro fritadas !
E ter que virar, dá uma emoção extra ao prato… porque se desabar tudo, a gente ri e come do mesmo jeito !
Bjs
Lívia
Sabe que fritatta atropelada é ó-te-mo também…rs Delícia essa daí, vou ixprementá.
Adoro ovos de todas as formas, sua fritatta ficou apetitosérrima! Acho que seria pior para o alho poró virar caldo quando é peneirado e jogado fora… um desperdício! hehehe
bjs
Nossa Carol, que receita mais deliciosa! Preciso dela com urgência na minha cozinha! hahaha
Beijos!
Fabi