143. Biscoitos de canela

Outro dia eu estava com vontade de comer biscoitos. Biscoitos feitos em casa, tipo aqueles em forma de bonequinho, feito no Natal em filme americano, sabe? Pior. Eu estava com vontade de fazer biscoitos. Cortar em formados bonitinhos e colocar em um pote colorido depois. Vai entender… Eu queria biscoitos e pronto. Aí comecei a caçar receitas fáceis na internet e cortadores de biscoitos, que eu também não tinha.

Os cortadores eu comprei no Barra Doce, que, apesar de eu não curtir muito o preço do frete, tinha exatamente o que eu queria e chegou no tempo certo antes de eu ir para casa. A receita eu cacei, cacei, cacei, mas acabei optando em casa mesmo por uma de um livro que eu já tinha: o “400g”, da Larousse – aliás, um ótimo livro para ter em casa. Escolhi uma receita de biscoito amanteigado comum e incluí algumas especiarias!

Ingredientes:

70g de açúcar
200g de farinha de trigo
1 col. (chá) de fermento
100g de manteiga sem sal
1 ovo
1/2 col. (chá) de baunilha
sal
canela em pó
cravo em pó
noz moscada ralada
farinha de trigo para forrar a mesa

Como fazer?

143. Biscoitos de canela

Primeiro peneire juntos o açúcar, o fermento, uma pitada de sal, canela, cravo, noz moscada e o fermento. A quantidade das especiarias fica por sua conta, mas, pela cor dos meus biscoitos, dá para ver que a gente colocou bastante. Acrescente a manteiga fria em pedaços e misture com as mãos até formar uma farofa grossa. Misture o ovo e a baunilha e misture novamente até formar uma massa. Embrulhe a massa em um filme plástico e leve à geladeira por 40 minutos.

143. Biscoitos de canela

Polvilhe a superfície de trabalho com farinha de trigo. Abra a massa com um rolo e comece a cortar! Não precisa untar a forma para onde vão os biscoitos e nem se preocupar em deixar muito espaço entre eles, já que eles não crescem muito. Quando não tiver mais espaço para cortar, misture a massa novamente, abra com o rolo e comece tudo de novo. Tente não fazer isso muitas vezes, já que a cada vez os biscoitos terão mais farinha de trigo. Depois disso é só levar ao forno e ficar de olho – leva aproximadamente 15 minutos!

Os biscoitos foram aprovados lá em casa, mas eu achei que poderia ter mais manteiga (afinal, eles são amanteigados!) e minha mãe achou que poderia ter mais açúcar. Essa parte a gente resolveu com uma praga que tinha em casa: Nutella!

143. Biscoitos de canela

Written by

6 comments / Add your comment below

Leave a Reply