#1 – Bolón de verde – Equador

Chegou aquela época novamente! É hora de esquecer que não gosta de futebol e que não tolera o Neymar (e que a sede foi uma escolha no mínimo duvidosa) e torcer por mais uma estrelinha. Aqui no blog, claro, é época de comer um monte de comida gostosa e torcer para nada dar errado no final. Agora, em versão canadense, também torcemos para o alarme de incêndio não apitar, o que acontece com certa frequência.

Então bora tirar as teias de aranha desse blog para mais um Copa na Cozinha!

Confesso que não coloquei muita fé nesse primeiro prato, mas estava ansiosa para ver a nova airfyer em ação, então fiquei de olho e dei só um ou dois pitacos.

Bolón cortado no meio – eu aumentaria a quantidade de queijo, mas essa sou só eu sendo um rato.

O bolón de verde é tradicional do Equador e é servido como café da manhã. É uma bola de banana da terra verde com queijo e bacon e nada mais. Achei que ia ficar “bananudo” demais, mas meu único pitaco foi fritar o bacon antes, separadamente, já que eu não botei fé em fritar a bolinha com bacon cru. Continuo achando que foi uma decisão acertada.

Para servir com café (ou talvez cerveja?)

Ingredientes:

  • 4 bananas da terra verdes
  • 250g de bacon cortado em cubinhos e frito
  • 250g de queijo muçarela ou parmesão ralado médio/grosso
  • 2 colheres de chá de sal e pimenta a gosto
  • Manteiga para pincelar

Como fazer:

A primeira coisa é fritar os cubinhos de bacon em uma frigideira e reservar.

Enquanto o bacon esfria, coloque as bananas da terra com casca e tudo dentro de uma panela de água fervendo e cozinhe por 20 a 30 minutos.

Abra as bananas (com cuidado) e amasse com um garfo. Reserve para esfriar também (no nosso caso, “reservamos” na varanda, que marcava -5ºC, por isso não demorou muito).

Junte banana, bacon, queijo, tempere com sal e pimenta e comece a amassar para formar as bolas.

O nome é “bolón” e não bolinha, portanto não precisa economizar no tamanho de cada bola. Fizemos do tamanho de um tomate grande, um grapefruit, uma cebolona do Outback, pegou a referência?

Fritamos somente 4 e congelamos o resto.

Pincele cada bolón com manteiga (sempre acho essa parte desnecessária, mas obedeci) e leve à airfryer preaquecida em 200ºC por 10 minutos. Na falta da airfryer pode fritar na panela. Vale tentar no forno, mas não sei se dá certo. Viramos cada bolón na metade do tempo.

Resultado!

Surpreendentemente, o bolón não tem NENHUM gosto de banana. Parece uma massa feita com farinha, ovo e manteiga. Rendeu 12 “bolões”, mas fritamos só 4 de uma vez – congelei os outros em dois saquinhos de 4 para um dia difícil.

Aprovadíssimo o prato equatoriano e eu diria que harmonizaria com uma cerveja tão bem quanto o tal do café. Provaremos assim também.

Written by

Leave a Reply