254. Sopa de batata com alho poró (e pesto!)

Sopa é uma coisa meio sem graça, né? Quer dizer: as sopas mais legais são aquelas que te dão trabalho. Aí essas você só quer comer em restaurante. Mas aí chega no restaurante e tem tanta coisa legal, que você não quer comer sopa, certo?

Estava nesse dilema aí, combinado com a minha vontade de comer macarrão todo santo dia, quando eu inventei isso aí na minha cabeça. Alho poró – fácil. Batata – fácil. Pesto – super fácil. E assim eu criei a minhas sopinha mega fácil para esse inverno. Aceito dicas de outras, hein!

 

Ingredientes:

2 batatas pequenas
1 alho poró cortado em meia lua
caldo de legumes
sal
pimenta do reino
azeite
pesto (pronto ou feito em casa) *opcional
mixer de mão (ou liquidificador, ou amassador de batata)

 

Tá, mas #comofaz?

Descasque e corte as batatas em pedaços, para cozinhar mais rápido. Leve à panela com água e cozinhe.

Refogue o alho poró, em outra panela, em azeite até ele começar a amolecer. Tempere com sal e pimenta do reino.

O pesto dá um “tchan”, mas você também pode usar creme de leite, se quiser menos forte

Pesque as batatas com uma concha e adicione ao alho poró. Pode aproveitar um pouco dessa água também. Adicione o caldo de legumes (ou os temperinhos que você quiser.

Agora é hora de desligar esse fogo para evitar acidentes, plugar o seu mixer de mão e mexer isso tudo dentro da panela mesmo! Se não tiver um mixer de mão, vai precisar sujar o liquidificador, ou então usar um amassador de batatas para espremer tudo dentro da panela. De qualquer forma, vai dar certo! Sugiro não bater demais, os pedacinhos de batata são super bem vindos e o crocante do alho poró, mais ainda!

Transfira isso tudo para o seu potinho/prato/bowl/canecona. E complete com uma colher de sopa de bom pesto, bem no meio. Ele deu um tchan! Eu queria encher metade do pote de pesto, de tanto que eu curto!

Veste as suas pantufas, vai para a frente da TV e aproveite. 😉

 

Written by

Leave a Reply