Pelo Rio: Prova de vinhos portugueses

Eu ando uma pessoa extremamente esquecida. Isto posto, vamos a uma historinha (bem curta, juro).

Outro dia, recebi um email convite para uma prova de vinhos portugueses. Já fazia algum tempo desde o último encontro de vinhos que eu participei, e achei bem legal ver o que a terrinha tinha a mostrar por aqui dessa vez. RSVP’d. Quando chegou a segunda-feira, caiu toda a chuva de uma década. Mentira. Mas era muita chuva! E, como eu moro a caminho da Praia da Bandeira, fiquei com medo de me ilhar num taxi, e não fui. Fiquei arrasada de ter confirmado presença e não ido, mas não tinha o que fazer.

Esta segunda-feira, recebo outro email. Me lembrando de que a prova de vinhos era “hoje”! Oi? Como assim? Pois é. A chuva me livrou de aparecer no Pestana Hotel com umas duas semanas de antecedência em um evento. Fiquei passada em saber como eu era desligada e mudei todos os meus planos para ir!

O evento começou as 16h, mas eu só pude chegar depois das 18h30, ou seja: no meio de uma multidão. (A minha cara de criança torna as coisas muito mais difíceis para conseguir uma taça do que para as outras pessoas, acreditem.)

Esta prova, organizada pela Fenadegas (Adegas Cooperativas de Portugal), foi bem menor do que as outras que eu já participei. Senti falta de alguns produtores, como a Carm. O lado bom foi conhecer produtoras que eu normalmente não vejo por aí.

Entre os tintos, brancos e rosés, não podiam faltar, claro, os verdes e os Portos! A Adega de Cantanhede, da Bairrada, levou um branco super interessante, mais leve impossível, com cara de verão; e também um espumante blanc de blancs tipo nature. Infelizmente, como aconteceu também com outros estandes, os tintos já haviam acabado. A Vercoope levou os verdes, sempre tão lusitanos. O verde tinto foi uma surpresa para mim. A Trincadeira e a Touriga foram os destaques da Pegões, na minha opinião – como fãzona de rosés, me decepcionei com o deles. Para terminar, os portos, branco e tinto, das Caves Vale do Rodo, ótimos para terminar a noite – curta, mas deu para matar as saudades. Infelizmente, o LBV deles também já havia acabado.

Written by

Leave a Reply