O nascimento da Garten Bier!

Quem acompanha o Facebook do blog já ficou sabendo que as experiências gastronômicas deram espaço a experiências enogastronômicas, que viraram puramente etílicas e… enfim, agora eu vou fazer cerveja. Mas peraê, pessoal, tudo tem um lado experimental, mith busters, gastronômico, curioso, jornalístico e como mais você quiser chamar. Fazer cerveja é uma arte milenar e se parece muito com fazer pão. Juro!
Curso de cerveja artesanal
Como eu andei meio… imobilizada nas últimas semanas, demorei para escrever esse post, então lá vai. Eu e meu pai resolvemos dar início à nossa produção cervejeira com o curso de cerveja artesanal do Leonardo Botto. Mentira. EU quis dar início assim, papai quis comprar os equipamentos e aprender a “cozinhar cerveja” na tentativa e erro, mas alguém tem que colocar juízo naquela casa!
Curso de cerveja artesanal
O curso foi em um condomínio grande na Estrada do Joá, no Rio, o Joá 3000, com bastante espaço, e durou um sábado inteiro (das 9h às 21h – é muita vontade de fazer cerveja!). O Fritz, um alemão que cuida do espaço, faz comidas maravilhosas, então a gente passou o sábado comendo, bebendo, comendo de novo, bebendo mais um pouco e fazendo cerveja no meio tempo. Fizemos uma Belgian Strong Golden Ale, que agora tem algum significado para mim, e antes seria uma “Whiskas sachê de beber”.

Aprendemos tudo muito direitinho e estamos comprando todos os materiais aos poucos. Eu ainda não posso beber então outras pessoas vão ter que contar pra vocês como ficou a cerveja. Enquanto isso, o passo a passo da Garten Bier (Carol Jardim… ahn? Jardim? entendeu?) vai ficar registrado em um blog novo, que terá espaço também para as piadinhas infames do papai (preparem-se).

Decoraram? ESTE É O BLOG DA CERVEJA! Anota ele, põe nos favoritos, e não perde, não!

Vamos para a sessão de fotos (que são do Botto mesmo, eu só brinquei um pouquinho com elas):

Curso de cerveja artesanal

Os equipamentos e a nossa big sala de aula!

Curso de cerveja artesanal

Leonardo Botto, o cervejeiro professor

Curso de cerveja artesanal

A turma aplicada! (óia nóis ali no cantinho)

Curso de cerveja artesanal

Todas foram devidamente degustadas…

Written by

1 comment / Add your comment below

  1. oa Carol!

    Cerveja é mais fácil que comida =P! coisa nenhuma é bem mais minucioso eu diria, mas guarda uma das garrafas pra mim vissê moça =D!! e uma dica é guardar algumas amostras da primeira safra pra tomar depois de alguns anos, claro dependendo do tipo de cerveja que vc fez não pode guaradr tanto tempo mas em geral essas artesanais são como vinho, quanto mais velhas melhor!

    Hugs

    Le Mec

Leave a Reply