“Playing with fire”, do Gordon Ramsay foi uma das minhas aquisições na WHSmith, aquela livraria tudo-de-bom só de livros em inglês, na Rue Rivoli, em Paris. Já falei aqui antes, mas sempre que eu faço besteira na cozinha, eu acho que o Gordon Ramsey está gritando comigo de longe, batendo a mão na mesa, xingando e cuspindo na câmera. Traumatizante. Enquanto o Jamie é o professor bomzinho, o Ramsay é o professor do Hell’s Kitchen, e o nome já diz tudo.
Comprei esse livro achando que se tratava da biografia dele e eu, viciada em biografias e em comprar livros de gastronomia, achei super mão na roda encontrar dois em um. Terminei de ler ontem, e acabou que não era. Descobri na última página do livro, em uma propaganda, que a autobiografia dele na verdade se chama “Humble Pie” – e que “já está nas livrarias!” – , o que significa que ainda há um livro dele para comprar… Foi por isso que “Playing with fire” ganhou só duas estrelinhas no meu GoodReads: não é uma biografia de verdade.
No livro, Ramsay fala sobre todos os seus restaurantes, o caminho que trilhou na compra de todos eles, como fez para encontrar a equipe certa para trabalhar com ele – desde chefs, até contadores, advogados e o manager principal, Chris (que depois virou sogro também) -, como lidar com as taxas, como lidou com grandes quantias de dinheiro em pouco tempo, como foi migrar da cozinha para TV e livros etc. Para quem quer abrir um restaurante em Londres, o livro é perfeito. Para quem quer abrir um restaurante em algum outro lugar do mundo, pode ajudar como um aspecto “autoajuda financeira”. Para quem não quer abrir um restaurante em lugar nenhum e quer só uma leitura básica de domingo…. bem… compre “The sharper your knife, the less you cry”.
Tirando uma ou outra frase engraçada e os “fucks” com função de vírgula durante todo o texto – marca registrada do Ramsay na TV – “Playing with fire” acabou ficando meio denso, com tantas informações sobre taxas, empregos, empréstimos, contar etc. Valeu a pena, mas continua aguardando “Humble Pie” pular para a minha estante.