Eu viajo para comer e vocês já sabem disso.
A minha última viagem gastronômica foi para Londres, no mês passado, e, agora, com mais tempo para escrever com calma, vou começar a colocar algumas dicas e endereços que descobrimos durante três semanas de London Calling. Todo domingo (espero) vai ter um post novo para vocês com dicas de onde comer bem.
Vem comigo!

Jamie’s Italian
O primeiro restaurante que eu visitei foi também o mais aguardado por mim. Para quem não se lembra ou não acompanha o blog desde o início, foi justamente graças ao Jamie que eu comecei a me interessar pela cozinha. Sempre gostei do jeito dele de fazer a culinária parecer algo fácil e acessível e ainda o ativismo em duas áreas importantes: primeiro na tentativa de fazer com que britânicos (e mais tarde americanos) comam menos porcarias industrializadas, e depois na tentativa de melhorar a merenda escolar.

Revolução na Cozinha foi o livro que deu início a este blog e, para mim, continua sendo o meu livro de receitas preferido e o melhor livro dele também. Sempre indico para quem está pensando em começar a cozinhar.
O Jamie’s Italian não é diferente.
Ele não é extremamente caro, segue o mesmo preço da maioria dos restaurantes de Londres, mas é mais caro do que comer na rua.
Mesmo assim, não é de muitas cerimônias, daqueles que você fica sem saber qual talher usar. O clima é de bistrô, embora todos os funcionários sejam extremamente educados e atenciosos.
Quando fomos, eles estavam com um cardápio especial em homenagem ao último livro dele, “5 Ingredients – Quick & Easy Food“. Por um preço fixo, você provava prato + entrada e/ou sobremesa. Mas não foi o meu preferido. Optei pelo menu tradicional, com um penne carbonara. Amo carbonaras e gosto de balizar os meus restaurantes preferidos por esse prato.

Uma coisa que você precisa saber é que a comida britânica é mais apimentada do que estamos acostumados (aqui no Rio de Janeiro, pelo menos). Algumas pessoas nem percebem, mas vários brasileiros comentaram isso comigo lá. Não é a pimenta vermelha, mas a pimenta-do-reino, que está em todos os pratos. Se você não se dá bem com a pimenta, avise logo. Eu fui duas vezes no Jamie’s Italian e na segunda pedi para ele dar uma segurada na black pepper e eles atenderam direitinho.
Uma coisa legal de saber é que quase todos os restaurantes de Londres disponibilizam o cardápio na internet. Então, se você tem restrições alimentares ou acha que não vai gostar de alguma coisa, pode dar aquela analisada no menu antes de chegar no restaurante. O menu do Jamie’s Italian de Covent Garden, por exemplo, está aqui.

O prato estava uma delícia (tanto na versão apimentada quanto na versão light). Minha mãe não teve tanta sorte da primeira vez e pediu um macarrão com salmão que não gostou muito. Eu gostei do meu e do dela, então você vai ter que tirar as suas conclusões também.
Mesmo assim, continuo achando que é imperdível. Fica no centrinho de Covent Garden, um lugar que você fatalmente vai visitar. A música é boa, você “vê as modas” da janela, a comida é uma delícia e os garçons são educados. Faltava só o Jamie autografando meus livros, né?

Se você ficou com vontade e não vai para Londres tão cedo, fica a dica de que existe um em São Paulo. Nunca fui, então não sei se é do mesmo jeitinho, mas aproveita e me conta! 😉
Curtiu o post? Deixa aqui o seu comentário e compartilhe ele nas suas redes sociais! E não esquece de seguir o Raiz de Gengibre lá no Facebook!