Vocês estão sentindo a vibe chegando? Porque quem me conhece sabe que eu tenho “vibes” e elas trocam de acordo com a lua (ou algo do tipo). Este mês eu postei a resenha do livro “Nutrindo seus sentidos”, da Laura Pires, que me deixou encantada. Não consegui me segurar por muito tempo e comprei logo o primeiro livro dela, O sabor da harmonia, que é um livro ainda mais completo do que o outro.
Um dos pontos importantes que a Laura lembra é que a ayurveda é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como medicina tradicional, e é a prática principal em países como a Índia e o Nepal. Nos documentos da OMS sobre o assunto, a organização destaca a importância dos diferentes tipos de medicina tradicional, que têm raízes históricas e culturais fortes. A OMS lembra ainda que mesmo em países ocidentais, como o Canadá e Alemanha, entre 70 e 80% das pessoas já usaram, em algum período da vida, a medicina tradicional como complementar à medicina ocidental.

A ayurveda é muito maior do que a alimentação, é todo um estilo de vida para prevenir que o corpo adoeça, em vez de tratar os sintomas e as doenças. Mas encontrar um material legal lançado em português sobre a culinária ayurveda, com explicações e receitas, é muito difícil, e foi pensando nisso que a Laura lançou O sabor da harmonia.
Mas ela não de deteve na culinária indiana. Em vez disso, adaptou as receitas aos sabores e ingredientes que podem ser encontrados no Brasil, mas respeitando a filosofia por trás da ayurveda. Ainda vai ter muito curry, muita pimenta e, para a gente, muita cara de comida indiana, mas estamos fazendo arroz, feijão e lentilhas, por isso, não é tão longe da nossa realidade e nem difícil de encontrar essas coisas no mercado.
Nesse livro, você vai encontrar um questionário para definir o seu dosha, ou seja, os elementos que regem o seu corpo e que podem estar desbalanceados. Depois disso, tem toda uma explicação sobre o seu dosha, tudo o que você deve priorizar ou evitar na alimentação para se manter balanceado. Lembrando que todos os doshas “podem” comer de tudo, mas de preferência em quantidades que favoreçam o seu corpo.

Assim como no primeiro livro, tive a mesma sensação de mal estar do “estou fazendo tudo errado”. Mas tentei relevar várias coisas novamente, afinal, cortar café, chocolate e álcool da minha vida, nem se meu dosha me pedir com carinho.
Achei legal também encontrar uma explicação e benefícios dos principais ingredientes e temperos usados nas receitas dela. Tive que “dar um google” para descobrir a cara de alguns que eu nunca tinha ouvido falar.
Como boa vata, impaciente e ansiosa, já marquei um monte de receitas para testar (tá vendo os meus marcadores do lado das páginas?) e já comprei vários ingredientes. Falta colocar em prática, mas isso vocês vão acompanhando aqui aos poucos.
Sério, O sabor da harmonia é livro para se guardar na cabeceira e ganhou cinco estrelinhas no meu conceito. Nutrindo os sentidos vai ficar guardadinho do lado dele. Só não me perguntem porque lançar dois livros de uma mesma autora na mesma editora de tamanhos diferentes. É para enlouquecer qualquer virginiano, né?

Fica a dica:
Se você tem acesso ao Globosat Play, pode conferir a participação da Laura Pires no programa da bela Gil, o Bela Cozinha. É o episódio 24 da segunda temporada.
Para comprar:
