Horta no Apê: o que comprar?

Antes de começar a sua horta, tem uma ou outra coisinha que você precisa comprar e algumas que você realmente não precisa. E é para isso que temos este post, o quarto da série de “não sei quantos” posts para manter a sua horta no apartamento.

Se você não leu o primeiro post, sugiro que passe por ele antes! Eu listei lá oito mitos e dicas para quem está começando.

Agora, é hora de chegar um pouco mais perto da prática.

Para começar, eu sugiro que você compre mudinhas. Depois, vai ser legal se aventurar pelo mundo das sementes, mas, por experiência própria, é muito mais fácil lidar com uma planta mais forte do que criar uma bebê planta do zero.

No primeiro post, eu te contei aquele “segredinho” de que você TEM QUE replantar essa mudinha assim que chega em casa, senão ele não vai sobreviver dentro daquele vaso micro.

E no post sobre adubação eu também te falei a importância de devolver os nutrientes à terra.

Por isso, a minha lista de compras seria basicamente assim.

Prepare-se para a sujeira 😉

O que comprar?

  • A mudinha!
    Claro, né. É a coisa principal. Sugiro começar com ervas como o alecrim, que são mais fáceis de cuidar.
  • Vaso maior com furinhos
    Eu sugiro que seja autoirrigável, a melhor invenção da horta caseira. Se não for, use um vaso com furinhos e um prato para a água escorrer.
  • Substrato
    É a terra. E pode ser de vários tipos. Você vai precisar dela para encher o vaso maior.
  • Pedrinhas, argila expandida ou casca de pinus
    Eu uso casca de pinus e argila expandida, mas qualquer cascalho ou pedra grande vai servir. Você vai precisar delas para fazer uma base no vaso, sem tapar de terra os furinhos. E também para cobrir a terra por cima e evitar que o sol queime as raízes e leve os nutrientes da terra embora.
  • Adubo NPK
    É o mais comum nas casas de planta e a quantidade de cada nutriente (N, P e K) vai depender do tipo de planta que você vai cultivar. Normalmente, o N (Nitrogênio) vem em maior quantidade nos mais comuns.
  • Óleo de neem ou fertilizante à base dele
    É bom ter em casa para o caso de aparecer alguma praguinha

Todo o resto é supérfluo nesse primeiro momento. Na verdade, até o óleo de neem você pode deixar para comprar somente quando precisar. Eu comprei um kit de pás, mas é completamente dispensável por enquanto. E a tesoura eu uso até hoje uma de “uso comum” na casa. É só lavar bem tudo depois de usar. Para regar, basta qualquer medidor de cozinha com bico (caso use o vaso irrigável) ou copo qualquer, nada de comprar regador para a sua plantinha filha única.

E não é para fazer propaganda (até porque ninguém me paga um centavo), mas eu juro juro juro que comprar um vaso autoirrigável vai facilitar MUITO a sua vida. Você vai reparar que muitas das plantas que você matou na vida teve a ver com a irrigação. Se você perdeu esse post, clique aqui para ver de novo.

Acha que faltou alguma coisa nessa lista de compras? Deixa o seu comentário! ?

Written by

Leave a Reply