Você já deve ter lido em outros blogs e até mesmo em reportagens sobre gastronomia sustentável sobre a importância de consumir alimentos da estação ou mesmo de produção próximas a onde você vive. Normalmente, o argumento é o de deixar o mínimo necessário de pegada de carbono na nossa rotina. Lendo sobre o ayurveda, descobri outros motivos para priorizar o que está sendo cultivado aí, pertinho de você.
Só para lembrar:
Pegada de carbono é “a quantidade quantidade total das emissões de gases do efeito estufa causadas diretamente diretamente e indiretamente indiretamente por uma pessoa”. Ela inclui o que você gasta de transporte, habitação, energia, etc, mas também o que você gasta indiretamente, para fazer com que a comida chegue no supermercado e, consequentemente, na sua casa, por exemplo.
Além desse motivo ecológico está a quantidade de agrotóxicos. Para cultivar no inverno uma fruta típica do verão, por exemplo, é necessário mais química para que ela sobreviva. Ou então importar de outro hemisfério, o que aumenta ainda mais a sua pegada ecológica.
Mas não é só isso. O ayurveda diz ainda que o seu corpo, que é sábio, está ligado à natureza. Por isso, os alimentos naturalmente cultivados no verão são bons para manter os seu corpo durante as altas temperaturas, enquanto os alimentos do inverno são bons para preparar o seu sistema imunológico para o frio e o tempo seco. Desse jeito, não é preciso decorar um monte de regras e dietas, o importante é só estar conectado com a natureza ao seu redor.
Se você não sabe a época de cada fruta, fique tranquilo, eu também não sabia. Eu fiz uma listinha para ajudar vocês com as datas de cada estação de 2017. Mas como o ano já está quase no final, você também pode baixar uma lista mais completa em PDF, sem datas específicas, no final do post.
Frutas e legumes da estação
– Outono: de 20 de março a 21 de junho
Frutas: Abacate, limão
Legumes: Berinjela, chuchu, inhame, jiló, mandioca– Inverno: de 21 de junho a 22 de setembro
Frutas: Jabuticaba, laranja, maçã, morango, tangerina
Legumes: Batata doce, chuchu, inhame, mandioca, pimentão
Verduras: Agrião, brócoli, couve, couve-flor– Primavera: de 22 de setembro a 21 de dezembro
Frutas: Abacaxi, coco, laranja, manga, mamão, tangerina
Legumes: Abobrinha, beterraba, cenoura
Verduras: Alface, espinafre– Verão: de 21 de dezembro a 20 de março
Frutas: Banana, coco, goiaba, limão, maçã, mamão, maracujá, melancia, melão, pêssego, uva
Legumes: Abobrinha, cenoura, pepino, vagem
Verduras: Milho verde, palmito, salsão
Outros: Alho, batata, cebola.
Esses são os exemplos mais comuns e você pode ver que alguns alimentos aparecem mais de uma vez. É que eles duram mais de uma estação.
No arquivo que você vai baixar, em PDF, eu dividi por mês. Os dados são da Ceagesp e as bolinhas mais escuras são os melhores meses para consumir aquele alimento, quando ele vai estar com o melhor preço. As bolinhas mais claras indicam aqueles que ainda estão com um preço bom, pouco antes ou depois da safra.

Espero que vocês gostem do arquivinho! Claro que depois ele vai estar lá na página de Downloads também, sempre que você quiser baixar de novo.
Deixa aqui nos comentários o que vocês acharam para eu poder preparar mais materiais assim! E compartilhem o post nas redes sociais. O Facebook do Raiz é esse aqui!