Checklist de brassagem para cervejeiros em PDF

Hoje é dia de freebie de novo!! O arquivo para download gratuito de hoje é especial para os cervejeiros artesanais ou quem está começando agora a “cervejar”.

Cada folha ficava de um jeito, nem todas tinham o mesmo tamanho, era uma confusão

Para quem não sabe, eu e meu pai fazemos cervejas artesanais desde 2012, em Macaé. A nossa cervejaria, a Garten Bier, tem um blog próprio – segue ele aqui!

Nos primeiros anos de cervejaria, a gente estava sempre esquecendo alguma etapa. Isso porque fazer cerveja é um processo longo e, quando chega no fim do dia, você já se esqueceu do que decidiu às 8h da manhã. Por isso, fazer um checklist é essencial.

Antes, quando a gente lembrava (não era sempre…), a gente fazia tudo na mão, igual essa foto aqui:

Depois passei a fazer um arquivo único para colocar todas as informações:

Beeeem melhor, Carol!

Freebie!

O arquivo que eu vou disponibilizar hoje foi adaptado do checklist que eu mesma uso com as brassagens da Garten Bier. Deixa eu mostrar o que tem aqui:

São duas páginas. A primeira delas tem espaço para você anotar o nome da cerveja, o estilo e a data de brassagem, que é legal para se lembrar de tudo depois.

As rampas de temperatura você desenha logo abaixo, para se lembrar de quando passar para cada etapa.

Depois, o nome dos lúpulos e o tempo em que você precisa inserir cada um. Eu acho mais fácil de lembrar assim, já que o lúpulo é inserido já no final da brassagem. Então, quando você abre a geladeira para pegar o lúpulo daquele dia no meio de um monte de outros saquinhos iguais, não fica perdido.

Deixei para a segunda página as informações que você pode precisar mais tarde, como a densidade em várias etapas (para poder calcular o seu rendimento e conseguir controlar melhor as suas produções depois) e também as datas de início e fim de cada etapa seguinte, afinal, daqui a alguns dias, fica mais difícil se lembrar quando entra ou sai o fermento, a quantos graus você tinha pensado em deixar o fermento, etc.

Para fazer download do arquivo, CLIQUE AQUI.

Ele também vai ficar lá na aba Downloads, que eu vou atualizando aos poucos.

Bom, espero que vocês, cervejeiros, gostem e que ajude a vida de vocês. Eu imprimi logo uns 20 e coloquei em uma prancheta e levamos ela para todas as brassagens.

Written by

Leave a Reply