Meus livros de 2020 (até agora) e uma receita preguiçosa de quarentena

Este não é um post normal pois não estamos em condições normais de temperatura e pressão. Mas tudo bem. Três coisas estão salvando esta quarentena enquanto as temperaturas aumentam e os festivais de verão são aos poucos cancelados aqui no hemisfério norte: Nerflix, livros e bolo de caneca. O primeiro dispensa comentários, por isso eu vim falar dos outros dois.

Vou deixar o bolo para final para esse post fazer o mínimo de sentido neste blog.

Para quem não sabe, eu catalogo todos os livros que eu leio desde 2008 no Goodreads, que é uma rede social de livros (clica aqui para me adicionar). Este ano, a lista tem andado talvez mais rápido que o normal graças à pandemia e aos audiolivros (sim, me rendi).

Então vamos ao que já passou por essa cabeceira entre janeiro e maio e o veredito final de cada um deles. Vou tentar linkar os que puder na Amazon.

PS.: A ordem é cronológica e nunquinha de preferência.

PPS.: Deletei alguns da lista porque eram ruins demais para serem mencionados, mas a lista completa está no Goodreads, claro.

Vamos à lista:

Bossypants – Tina Fey

Tina Fey salvou o início de 2020 (mas mal sabia ela, né) com Bossypants. Se você souber inglês, recomendo ouvir o audiolivro narrado pela própria autora, já que na voz dela é muito mais divertido. Senão, use seus dotes de interpretação dentro da sua cabecinha. É uma ótima autobiografia sobre essa comediante em um mundo predominantemente masculino. Vale a pena – levou 4 estrelinhas para mim.

Não sou uma dessas – Lena Dunham

Extremamente polêmico, demorei anos para resolver ler esse. E me rendi novamente ao audiolivro narrado pela autora (só quero biografias assim agora, editoras). Recomendo para quem possa ser fã da atriz ou da narrativa da série Girls. Fora isso, não é essa Coca-cola toda.

Falando o mais rápido que posso: De Gilmore Girls a Gilmore Girls e tudo no meio do caminho – Lauren Graham

Mais um da lista dos audiolivros narrados pela autora, e esse vale muito a pena. É aquele mesmo senso de humor de Gilmore Girls (especialmente se você ler particularmente rápido como a Lorelai fala). Um monte de “por trás das câmeras” da série e dos dramas pessoais da atriz (que aliás, está maravilhosa em Zoey’s Extraordinary Playlist, assistam). Tente não chorar com ela narrando as gravações da última temporada (da Netflix) de Gilmore Girls.

Scrappy Little Nobody – Anna Kendrick

Que livrinho divertido! Quem é que não quer ser amiga da Anna Kendrick, gente? Mais bastidores de filmes fofos como Pitch Perfect e algumas histórias de Hollywood (quem ia imaginar que na promoção de Crepúsculo, depois de tudo gravado e se preparando para o tapete vermelho, a Kendrick ainda não tinha dinheiro nem pro aluguel?) Recomendo se você gosta de biografias, bastidores e narradores engraçados.

Os Testamentos – Margaret Atwood

Eu demorei uns três meses na fila da biblioteca para colocar as minhas mãozinhas nesse livro, e agora, com a pandemia, não consigo mais devolver, porque a biblioteca fechou, então acho que foi muita sorte conseguir pegá-lo antes do lockdown. Esse livro é a continuação do Conto da Aia, escrito na década de 80 e “requentado” agora como uma série maravilhosa. Eu estava amando esse livro até que li uma pessoa falando no Goodreads que ele era completamente desnecessário. Realmente, o livro não traz nada de novo para quem assistiu a série ou leu o livro. Mas é uma continuação. Então, se você está com saudades da série ou ficou curioso de saber o que acontece com Baby Nicole, a resposta está nesse livro. Recomendo!

Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Se eu não estou vendendo o almoço para comprar o jantar durante a pandemia, uma das grandes razões é a Nathalia Arcuri. Mas confesso que eu já vi tantos vídeos dessa mulher que quando ela lançou o livro eu falei “sorry, Nath, não vou gastar dinheiro com ele, acho que você aprovaria essa decisão”, porque achei que não ia ter nada de novo. Mas aí a pandemia veio e a Amazon liberou o livro dela de graça. 0800. Na faixa. Aí eu não podia perder, né. Realmente, meu Nathflix foi muito bem feito durante 3 anos, mas se você não é familiarizado com esta pessoa, recomendo o livro para tirar o atraso.

Dez bons conselhos de meu pai – Gustavo Cerbasi

Esse livro eu li para fazer um freela, não foi uma escolha minha, mas fiquei feliz, porque gosto muito do Cerbasi. Ele é bem diferente dos outros livros do Cerbasi e muito mais histórias de família do que dicas financeiras. Recomendo se você já gosta dele, mas, se precisa de alguma coisa mais objetiva, não perca “Como organizar a sua vida financeira”, um dos melhores livros que eu já li no assunto e que faz a sua cabeça explodir de leve e ver que você estava fazendo tudo errado na vida (mas que dá tempo de consertar).

A Riqueza da Vida Simples – Gustavo Cerbasi

Quando eu leio um livro de um autor que eu gosto, geralmente procuro outro logo em seguida, para continuar “na vibe”. Esse ai apareceu de graça na Amazon durante a pandemia, e eu não recuso livro gratuito. O Cerbasi passou por uma época de minimalismo (embora esteja mais para essencialismo) e nesse livro ele fala como resolveu morar no interior de São Paulo e focar nas coisas simples. Pulei algumas partes, mas se você tem planos de fazer uma casa sustentável, ele conta passo a passo como adaptou o projeto da casa que tinha nesse sítio para aproveitar melhor os recursos. (Precisando de algo mais objetivo, continuo com a recomendação anterior).

O Pior Dia de Todos – Daniela Kopsch

Esse é mais um dos livros que a Amazon disponibilizou de graça no início da pandemia e eu não sou boba nem nada. Escolhi ele pelo título, pela capa e pela editora, que eu amo mesmo não tendo me contratado uns anos atrás (Oi, Intrínseca, quer mandar freelas?). O livro é uma ficção baseada nas entrevistas feitas com os alunos depois do massacre de Realengo. Muitíssimo bem escrito, daqueles que tem umas frases que você gostaria de ter inventado antes. Recomendo muito.

Seriously… I’m Kidding – Ellen Degeneres

Quando a gente chegou no Canadá, a Ellen animava as nossas manhãs de desemprego na casa nova. Quando entrei na vibe de ouvir audiolivros narrados pelo autor, achei que esse ia ser sensacional. É a Ellen! Fiquei na fila da biblioteca virtual até chegar a minha vez. E não. Apenas não. Continue na TV, Ellen. Se você gosta de livro de piadas, pode gostar desse aí. Não recomendo se você gosta de biografias, com histórias. Coisas que acontecem. Reais. Aí não.

O ano em que disse sim – Shonda Rhimes

Demorei muito para ler esse porque parecia muito uma autoajuda. Daquelas ruins. Mas aí veio a vibe das biografias lidas pelo autor e a Shonda estava lá. Ela conta sobre o ano em que resolveu dizer “sim” para tudo, algo que estou completamente fora, não me convidem. Mas também tem bastidores de Grey’s Anatomy, How to get away with murder e Scandal. E é muito engraçado ver como ela fala exatamente como as protagonistas dela. Se você quer um livro narrado em um crossover de Olivia Pope e Analise Keating, é esse.

Os segredos do guarda-roupa europeu – Anuschka Rees

Sabe aqueles livros bonitos que você vai guardar na mesa da sala? É desse tipo. A não ser que você realmente goste de moda e saiba o nome dos tecidos (eu não sei nenhum tecido que não seja “malha” e “seda”). Mas a ideia do livro é muito boa, principalmente se você quer montar um armário cápsula. Foi bom para me ajudar a montar um painel no Pinterest e entender o que eu realmente quero no meu armário e o que vai rodar rapidinho, mas fiquei feliz em ter pego ele em ebook, já que não preciso dele ocupando espaço na minha sala (que nem mesa tem).

The home edit – Clea Shearer e Joanna Teplin

Mais um que eu recomendo baixar em ebook, se não quiser um monte de livro acumulando em casa. Não se engane ao achar que vai ser um livro sobre destralhe, esse trabalho é da Marie Kondo e ninguém precisa roubar dela. Esse aí é mais um guia visual para embelezar a sua casa mesmo. Um Pinterest com curadoria supondo que você já destralhou tudo o que precisava, só precisa dar um tapa no visual dessa organização. Claramente virginiano. É legal para dar aquela motivação visual para arrumar o armário, o escritório ou os temperos da sua casa.

Bolo de micro-ondas: Uma receita de quarentena

Se você veio pela comida, agora é a hora. Eu postei essa receita no meu Instagram esses dias porque estava vendo todo mundo empenhado em virar o MasterChef Quarentena. Acho que cada um lida com uma pandemia mundial do seu jeito, mas eu confesso que estava com ZERO disposição para entrar na cozinha. Comi macarrão com molho pronto mais vezes do que acho digno (e continuo). E acho que tudo bem se você também não está tendo clima para cozinhar.

O bolo de canena mais vagabundo que você vai ver em um site de comida

Se você quiser um bolo de caneca vencedor, para comer rezando, clica aqui e vai para outro post em que eu conto os segredos do melhor bolo de caneca da vida.

Mas se você quiser um bolo de caneca rápido e fácil, nem tão vencedor assim, mas com pouco trabalho e com o que você tem na geladeira, continue nessa receita.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 3 colheres de sopa da farinha que você tiver (pode ser trigo, amêndoas, coco ralado, nozes… e pode misturar também. O bolo que eu faço leva sempre 2 colheres de farinha de amêndoas e 1 colher de coco ralado sem açúcar, fica ótimo)
  • 1 colher de sopa do açúcar que você quiser (eu uso maple, pode ser açúcar de confeiteiro, açúcar mascavo, mel o que tiver em casa e que adoce a sua vida)
  • 1 colher de sopa de manteiga (mas também pode ser margarina, pode ser óleo, pode ser óleo de coco, o que você usar na sua cozinha de emoliente, eu prefiro manteiga e se acabar a manteiga na minha casa significa que a terceira guerra mundial começou)
  • 1 colher de chocolate (o achocolatado qualquer que você tiver em casa. Se não tiver, tá bom também)
  • ½ colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de líquido para misturar esse fermento (pode ser leite, pode ser leite de coco ou qualquer outro leite vegetal, pode ser até água)

Como fazer:

Misture todos os ingredientes até o chocolate com um garfo. Adicione o fermento e o líquido e misture novamente. Leve a vasilha ao micro-ondas entre 1 e 2 minutos. Pode parar para ver se está bom e continuar se não estiver, sem problemas.

Se quiser, cubra com mais ingredientes e volte ao micro-ondas para derreter. Eu uso pedacinhos de chocolate (se tiver), marshmallow (se tiver) e mais maple.

O bolo fica melhor dependendo de quais ingredientes vocês escolhe para a mistura, por isso eu opto por amêndoas com coco, mas seja criativo para encontrar o que você gosta mais!

Boa quarentena!

E me conta se fizer o bolo ou ler algum dos livros.

Disclosure: os links da Amazon me dão uma pequena comissão, caso você decida comprar algum dos livros clicando no meu link. Mesmo assim, as opiniões sobre todos eles são completamente minhas e honestas.

Written by

Leave a Reply