271. Pão de frigideira [low carb]

This girl is on fire, né, mores. Essa já é a quinta receita de substituto de pão que eu posto para vocês, não tem como dizer que não tem como tirar o pão da sua vida, pelo menos durante a semana. Aliás, não é para não comer pão nunca mais mesmo – este fim de semana eu levei para casa aquele pãozão maravilhoso de azeitona e alecrim da Bicyclette, aliás, imperdível para os amantes do glúten. Mas segunda-feira está de voltar e, com eles, as minhas receitinhas fit.

Antes, vamos recapitular o que tivemos até agora:

Também nunca é demais lembrar que nada vai ficar IGUAL a pão. Mas, a boa notícia, é que essa receita de hoje vai chegar beeeem perto disso!

Recheado com requeijão

Mais uma vez, esse pão veio de uma inspiração no Pinterest. A receita foi adaptada do blog Amabile Kolenda e deu super certo. A versão dela é vegan – mas eu fiz a versão com ovo. Também não usei farinha de sorgo, vou colocar para vocês as farinhas que eu usei na receita, você pode substituir (só não substitua a linhaça).

Para mim, a mágica dessa receita é que eu não imaginei que ela fosse crescer igual um bolo na frigideira. É isso que faz com que ela não fique igual uma panqueca.

Rorinha, como sempre, aguando a minha comida

Vem comigo!

Ingredientes:

  • A consistência da massa crua. A cor escura é por causa da farinha de berinjela.

    1 colher de farinha de linhaça (ela diz que pode substituir por chia, ainda não testei)

  • 2 colheres de sopa da farinha low carb de sua escolha (eu usei 1 colher de farinha de berinjela e 1 colher de farinha de amêndoas)
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • temperinhos

Como fazer:

O modo de fazer é o mais fácil da vida: Misture o ovo em um pote e adicione aos poucos todos os outros ingredientes. Como temperinho eu usei alho desidratado em pó.

Espalhe manteiga em uma frigideira alta pequena (a minha é pouco maior que a palma de uma mão). Ela precisa ser alta porque a massa vai crescer um pouco.

Espere dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro. Fiquei com medo dessa virada, mas não precisava, foi super simples de virar.

Depois é só abrir e rechear!

Coisa már linda

Eu achei que esse foi o mais parecido com uma textura de pão até agora, e o mais diferente de todas as outras que eu fiz até agora, já que é a única que não leva queijo ralado na massa. Ele ficou bem sequinho, lembrando um pão integral.

 

Written by

Leave a Reply