• 2/3 de xícara de quinoa
  • 1/3 de xícara de leite
  • 3 ovos (a receita leva 4, mas eu só tinha 3, por isso aumentei a quantidade de fermento)
  • 1 colher de sopa de pó de café expresso
  • 1 tablete de manteiga (100g)
  • 3/4 xícara de açúcar (a receita leva 1 +1/2 xícara, mas eu sempre diminuo bastante essa quantidade. você pode colocar mais se perceber que faltou, quando a massa estiver pronta)
  • 1 xícara de cacau em pó
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal

Estou vendo receitas saudáveis e gostosas por todos os lados. No Pinterest, no Facebook, na internet, entre meus amigos… Parece que todo mundo entrou em uma vibe “como healhty, mas como yummy“. Ainda não me decidi se é uma coisa de início do ano, resoluções para 2014, etc, ou se eu estou “sofrendo” daquela síndrome de grávidas e pessoas de braço quebrado, que começam a ver bebês e gessos pela rua, quando na verdade eles sempre estiveram lá.

Fato é que eu estou colecionando uma lista de receitas legais que vão saciar as minhas sugar cravings (ou formiguices…) e ainda me manter mais ou menos dentro da dieta. Antes que você pule demais de alegria, esse bolo não te deixa na dieta. A quantidade de manteiga nele não deixa. Mas, vamos combinar? Manteiga é a base da comida francesa e as francesas são todas magras. Além disso, não é um bolo que te deixa gorda, assim como não é uma salada que de deixa magra, e sim o que você come em todo o resto do dia. Mesmo assim, esse bolo não foge do “healthy”, já que não leva nem uma colherzinha de farinha de trigo. Logo: sem glúten. Para quem está de dieta, evitar a farinha é sempre uma boa!

Eu adoro bolos sem farinha de trigo, porque costumam ficar muito mais molhadinhos e menos pesadões. Normalmente, a alternativa é a farinha de amêndoas. A quinoa, deste caso, foi uma grata surpresa. As “bolinhas” da quinoa deram uma consistência super diferente ao bolo, lembrando um pouco um sagu! Vale a pena fazer em casa. Se não quiser comer tudo sozinha, faz que nem eu e leva para o trabalho!

Eu peguei essa receita no Pinterest, mas veio originalmente deste blog aqui. Claro, mudei algumas coisas! Não se assuste com a quantidade de ingredientes, a maioria deles é de coisas que você já tem na geladeira esperando!

 

Como fazer:

Primeiro, cozinhe 2/3 de xícara de quinoa em 1 + 1/3 de xícara de água. Para isso, é só colocar a água na panela, adicionar a quinoa quando começar a levantar fervura e abaixar o fogo. Desligue quando secar a água. Cuidado para não queimar. Reserve e deixe esfriar um pouco antes de começar a próxima parte.

Pré aqueça o forno em temperatura alta.

Unte uma forma. Pode ser desenformável ou, como a minha, de silicone.

Misture em um processador ou liquidificador (achei o processador mais fácil de limpar depois): ovos, café, quinoa e leite. Adicione a manteiga e bata mais. Você vai reparar que ele muda bem a textura da massa ao bater a quinoa.

Em uma tigela, misture o açúcar, o cacau, o fermento, sal e o bicarbonato de sódio. Adicione essa mistura ao processador e bata mais.

Prove e aumente o açúcar, se a sua formiguice pedir.

A receita original divide a massa em duas formas, mas isso depende do tamanho da sua forma e o quão fininho (estilo brownie) você quer. Eu estava com preguiça e coloquei tudo em uma forma só – deu tudo certo e eu não mudaria.

Leve ao forno médio por 40 a 45 minutos (mais ou menos, sempre faça o teste do garfo para ver se está pronto).

Espere esfriar um pouco para desenformar e decore com açúcar de confeiteiro por cima! (Eu, que sou freak por café, juntei o açúcar com um pouco de pó de café)

 

Esse bolo fica ótimo quentinho, mas acho que fica ainda melhor no dia seguinte, depois de uma noite na geladeira. Ainda mais com a sauna que tem feito no Rio.

 

 

Dá uma olhada em mais receitas de bolos sem farinha!