Continuando a linha “comidas que eu ‘peguei emprestado’ dos blogs coleguinhas, essa é do Technicolor Kitchen, da Patrícia Scarpin. Deu super certo e acho que valeu a pena ter tentado, mas não é a melhor torta de banana que eu já comi na vida. Acho que faltaram os pedacinhos da banana. Da próxima vez eu tento com pedacinhos! Lá vai a receita:
Ela é coberta por uma farofa de açúcar mascavo (nhammy). Para isso é só misturar: 6 col. (sopa) de farinha de trigo, 6 col. (sopa) de de açúcar mascavo, 3 col. (sopa) de manteiga sem sal e canela em pó. Mexendo isso tudo até ficar granulado. Reserve na geladeira para o final da receita.
Para a massa da torta:
- 1 1/3 xícaras de farinha para bolo (sem pânico! para uma xícara de farinha de bolo, a Patrícia explica que é só tirar duas colheres de sopa da farinha e adicionar a mesma quantidade de maisena)
- 1 col. (chá) de fermento em pó
- ½ col. (chá) de bicarbonato de sódio
- ½ col. (chá) de sal
- 2 ou 3 bananas amassadas (fiz com duas, mas sugiro três)
- 3 col. (sopa) de leite
- 1 col. (chá) de baunilha
- ½ xícara de manteiga sem sal
- 1 xícara de açúcar
- 1 ovo batido com um garfo
A forma (untada!) para essa torta é de 20cm, como uma forma de quiche.
Em uma vasilha, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. Em outra vasilha, misture as bananas amassadas, o leite e a baunilha. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso; junte o ovo e, depois, a mistura de banana. Misture aos poucos a farinha e transfira para a forma untada. Salpique com a farofa doce (se chama Streusel!) e leve ao forno por 35 minutos. A Patrícia diz para esperar esfriar. É óbvio que isso não aconteceu! Onde já se viu conseguir esperar sobremesa esfriar! Por isso comemos antes E depois de fria! 🙂
Torta de banana é tudo de bom.
bjs
papai
Looks super yummi!!
Quero fazerrrr! Adoro tudo de banana… quando não é de banana eu substituo por banana! Depois vou te passar uma receita de um bolo de banana super fácil =P