Essa receita poderia ter dado terrivelmente errado. Mas por sorte (muita sorte) não deu, além de ter ficado muito mais fácil de fazer. Explico: eu simplesmente ignorei a frase “leve as batatas ao fogo”. Nada de batatas ao fogo… ignorei que elas deviam ser cozidas e só li essa parte quando elas já estavam da frigideira. Sem problemas: fogo super baixo e tampa resolveram o problema e elas ficaram ótimas! E sem usar mais uma panela para isso! – ou seja, acabei encontrando um jeito muito melhor de fazer, a partir de agora, batatas rosti vão direto para a frigidira! Ah sim: essa receita é do livro divino “400g“, que eu amei.
Primeiro, frite o bacon. Usamos meio pacote e, para variar, eu não sei quanto é isso. Deixe o bacon esfriando. Descasque e rale a batata no ralador grosso – usamos seis batatas para três pessoas. Rale também 100g de algum queijo, fizemos com parmesão.
Misture tudo isso em um outro pote e adicione sal e pimenta do reino.
Essa quantidade rendeu duas batatas rosti(s?), suficientes para quatro pessoas (no nosso caso, três pessoas com direito a repeteco), por isso precisamos de duas frigideiras.
Na frigideira, coloque um pouco de azeite e depois a mistura da batata, formando uma panqueca e amassando um pouquinho para que ela grude. Como não levamos ao fogo antes, deixe o fogo bem baixo e cubra com uma tampa. Depois que um dos lados estiver completamente bom, vire a batata do outro lado até dourar também.
Prontinho! Melhor do que em restaurante, além de ser bem divertido de fazer e você pode variar os recheios. A foto final não ficou boa, mas eu garanto que o gosto ficou ótimo!
A-M-O Batata rosti (rösti, rostie.. whatever) (OBS: eu abri parênteses e fechei aspas, mas consegui corrigir antes de apertar “Submit”).
Vou tentar fazer assim que conseguir ter tempo pra passar no supermercado e comprar batatas…
Mas acho mais provável eu acabar indo no Beluga comer a deles… muuuuuuuuito boaaa!!!
Eu já fiz. Tinha feito uma receita diferente e ficou feia, apesar de gostosa. Mas essa daí ficou linda e gostosa, pra olhos e bocas não botarem defeito. Valeu pela dica da batata, Carol.
O Rösti é um prato suíço. A maioria dos suíços fazem esta receita com as batatas cruas raldas e em fogo bem baixo com tampa.
Fiz “alla moda Svizzera, allora”! 😉
Eu tentei fazer essa batata ontem…maaas, não sei se o problema foi a frigideira, o vinho ¬¬ ou sei lá! rs! Mas, elas grudaram no fundo da frigideira (sim, eu coloquei o azeite!!)….mas, deu pra comer! rs!!! Bjos
@Nah: vc fez com fogo alto! se fizer com ele baixo não gruda. tenta de novo! sem contar que tem que ser uma frigideira antiaderente, né? bjs