É época de morango! Quero dizer… ERA época de morango quando eu fiz essa receita, como eu não sei quando eu vou resolver postar, então provavelmente não é mais. Eu simplesmente AMO morangos, por isso, a época em que eles estão mais bonitos e mais baratos é a melhor. Também AMO geleias caseiras, que são infinitamente melhores do que as industrializadas e super divertidas de fazer. Essa receita, particularmente, veio de um blog colega, o Prato Fundo. Mas, claro, eu dei as minhas mudadas.
Para começar, eu tinha o dobro de morangos (sim, eu gosto de morangos). Comprei quatro caixas para fazer as geléias, o que deu mais ou menos o dobro da receita do Prato Fundo (650g). Em vez de dobrar o açúcar também, deixei a mesma quantidade, e acho que já ficou um pouco doce demais, por isso colocaria ainda menos da próxima vez. É que o gengibre acentua os outros temperos, inclusive o açúcar.
Ah sim! esqueci de contar: essa receita leva ainda gengibre (meu mascote preferido) e baunilha. Ambos foram difíceis de serem identificados por meros mortais, mas todos concordaram que eles deram um toque especial. Para variar, eu não tinha baunilha em favas, usei a essência mesmo.
Vocês não imaginam a sorte que foi ter esses dois últimos aqui em casa, já que eles só costumam existir na geladeira quando são comprados com algum fim específico. Por incrível que pareça, eu tinha! Mas, se não tivesse, usaria uma laranja e um limão normais.
Ingredientes:
4 caixas de morangos lavados e sem folhas ou partes feias cortados ao meio
250g de açúcar (foi o que eu usei, mas colocaria menos agora)
2 colheres de chá de gengibre fresco ralado (o que dá uns dois dedos de raiz)
baunilha a gosto (porque eu é que não vou contar gotinhas)
suco e raspas de uma laranja lima
suco e raspas de um limão siciliano
O modo de fazer é super tranquilo: joga isso tudo dentro de uma panelona (ona!) e mistura em fogo baixo até virar uma geleia. Para isso eu encontrei aqui em casa uma colherona também. Demora algum tempo, mas depois, ao contrário de algumas outras geleias, você não precisa passar por processador, peneira, nem nada do tipo, o morango fica em pedaços pequenos (vê se ajuda os pobres a se dissolverem com uma colher!). Deixe esfriar e guarde em um potinho. O ponto depende do seu gosto. Lembrando que, depois de esfriar, a geleia ainda fica um pouco mais durinha, por isso, tire do forno um pouquinho antes do que você quiser.
Hummmmmmmm. Vocês não sabem como eu adoro morangos!
Afffff……….. sem comentários…..bom demaissss….
bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/
Oi Carol,
Quero fazer essa geléia pra dar de presente agora no Natal.
Quanto rende essa receita? Preciso quantificar os potinhos!
Bjinho
Ih, Claudia, vai depender da quantidade de fruta, de açúcar e da consistência que você vai querer. Eu uso uma caixa pra um pote, mas depende muito!