78. Crème Brûlée

O Crème Brûlée (ou “creme queimado”) é uma sobremesa francesa de-li-ci-o-sa. Mas há controvérsias. (Momento Senta que Lá Vem História Gastronômica:) Alguns dizem que, na verdade, se trata de uma variação da “crema catalana”, sobremesa espanhola muito parecida com essa, e outros contam uma história francesa. Parece que, lá pelo século XVII, as comidas eram servidas aos reis em etapas (igual hoje, actually…). Quando chegava a vez da sobremesa, ela já estava fria. Um dos reis pediu para esquentar o seu creme novamente e ele ficou assim, queimado por cima. Ele adorou, e nasceu o creme queimado!

Eu ainda não tinha tentado essa receita, apesar de ser louca por Crème Brûlée, porque achava que esse queimado em cima só dava para ser feito com um maçarico (que nem meus leitores, nem a Bosch me deram ainda), mas não é verdade! Graças a uma revista do supermercado Pão de Açúcar que eu ganhei, consegui tentar de um jeito diferente! Vamos lá, você vai precisar de:

78. Crême Brulée

  • Baunilha (1 fava, se você for sortudo, ou um pouco de essência)
  • 3 Gemas de ovo
  • 500ml de creme de leite fresco (ou, se não tiver em casa, como eu não tinha: deixe a latinha de creme de leite no congelador por um tempo, abra, e retire o líquido, deixando somente o creme durinho)
  • Raspas da casca de uma laranja
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal

78. Crême Brulée Em uma panela, junte: a baunilha, as raspas de laranja e o creme de leite e aqueça em fogo médio, somente até surgirem bolinhas (para o creme não talhar). Retire a panela do fogo e deixe esfriar.

Na batedeira, bata as gemas com o sal e o açúcar, até ficar bem branquinho. Misture o creme e os ovos.

Coloque em potinhos e jogue açúcar por cima. Os potinhos devem ir em uma forma maior com água. A forma vai no forno pré-aquecido, na prateleira de cima. Dessa forma, ele já vai queimar um pouquinho, mas o pulo do gato vem depois de pronto:

Com uma colher (de cabo de plástico, para não se queimar!), você esquenta no fogão e passa por cima do creme, que vai queimar ainda mais por cima! Funciona! É claro que com o maçarico (que eu ainda quero) fica mais fácil e original, mas dá certo assim também. Leve à geladeira. No dia seguinte, se ainda sobrar, fica ainda mais gostoso.

Written by

3 comments / Add your comment below

  1. Huuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmmmm!

    Super vai dar errado com a minha mãozinha pesada, mas eu vou tentar assim que tiver tempo para respirar novamente!

    Beijos

  2. A blogueira tem que comer a “crème brulée” de Montmartre, feita no Les Deux Moulins! O maçarico tem seu charme, mas legal a sua ideia pra se virar…

    beijoca

  3. Ok, tentei!

    O creme que era pra ficar branco não ficou branco.

    Depois de cozido em banho-maria, não ficou com consistência de crème brûlée, ficou poroso demais…

    Acho que exagerei nas raspas de laranja. Ficou quase um pudim de laranja.

    Acho que coloquei açúcar demais e não ficou “Brûlée”.

    No final ainda afoguei tudo ao tirar do banho maria.

    Ou seja, não deu certo mesmo.

Leave a Reply