Um dia depois dos pães carecas, resolvemos fazer pizzas para o almoço. Comecei seguindo a receita do livro lindérrimo que temos em casa “Culinária Itália”, da Ed. Medagliani (enorme, lindo, cheio de fotos e história das comidas, mas com receitas super difíceis e ingredientes que não existem no Brasil, além de alguns errinhos de tradução). Mas essa receita deu terrívelmente errado, e quase comprometeu o almoço inteiro (a massa foi para o lixo e papai foi para o mercado comprar todos os ingredientes de novo!).
Partimos então para a receita do Pão Careca “levemente modificada”, e deu MUITO certo.
Os ingredientes são:
- 20g de fermento de padaria (diminuímos a quantidade para a pizza não ficar muito fofona e sem gosto)
- 1 col. (sopa) de açúcar
- 1 copo de água morna
- 500g de farinha de trigo
- 1/2 col. (sopa) de sal
- 1/2 copo de margarina (com uma colher de manteiga, para dar um gosto melhor) derretida
E para o recheio da focaccia: sal grosso e alecrim (pode ser picadinho ou com as folhas inteiras)
E da pizza: molho de tomate, queijo, orégano (e fizemos uma com presunto e outra com calabresa)
Primeiro misture o fermento, o açúcar, a água morna e 3 col. (sopa) de farinha de trigo) e deixe descansar por 30 minutos.
Misture essa pasta com o resto da farinha de trigo (aos poucos), o sal e a manteiga até formar uma massa sovada. Deixe descansar por mais 40 minutos. Espalhe em uma forma, é difícil mesmo de espalhar, porque, se você colocar massa demais, ela vai ficar grossa e massuda, por isso a gente, que gosta de pizza fininha, ficamos um tempão espalhando uma mão de massa na forma grande inteira.
Essa receita deu para três pizzas. De uma delas fizemos uma focaccia. Existem alguns tipos de focaccias, das fofinhas às crocantes. Eu prefiro as crocantes, por isso, a massa da focaccia deve ser a mais fina de todas.
Depois de colocar as massas nas formas, deixe alguns minutos no forno para tomar forma e tire para rechear. A focaccia deve ser recheada com sal grosso peneirado (para não quebrar dentes!), alecrim e azeite, além disso, e bom dar umas furadinhas com o garfo na massa. E, a pizza, do jeito que você quiser.
Agora é só voltar para o forno e esperar ficar pronta!
A segunda vez finalmente deu certo. E muito! Buon Appetito!
não passo por aqui faz tempo… tá sensacional moça! agora descobri que posso receber o post… errrr… nunca lembrava de vir… perdão =/ mas agora estou fidelizado =)!
Ovos poché!!! é possível fazer mesmo! sabe como faço as vezes? coloco no cantinho do legume depois de pronto, alguns minutos e voilá! fica bão!
See’ya dude…
Adorei! Nunca dei sorte nas minhas tentativas de fazer pizza. Vou adotar essa receita. Beijo.