76. Pão Careca

76. Pão Careca

Desenterramos mais uma receita de família para acompanhar um hambúrguer caseiro e uma saladinha com molho no estilo “honey mustard”. O hambúrguer não fui eu quem fiz, por isso não peguei a receita (fica para a próxima), então vamos para o pão careca, que é super simples de fazer e demora menos do que outras receitas de massa que vimos por aqui.

76. Pão CarecaPrimeiro, na foto ao lado, você aprende a não subestimar o crescimento do fermento, e a pensar duas vezes no tamanho da tigela que você vai usar! Para essa receita você vai precisar de:

  • 40g de fermento de padaria (eles costumam vir em sachês de 10g)
  • 500g de farinha de trigo
  • 1 col (sopa) de açúcar
  • 1 copo de água morna (morna! se não vai matar os pobres bichinhos!)
  • 1/2 col (sopa) de sal
  • 1/2 copo de margarina derretida

Primeiro você deve fazer o fermento crescer (como na foto desesperadora ao lado) misturando o fermento, o açúcar, 3 col (sopa) de farinha de trigo e o copo de água morna. Deixe descansando por 30 minutos.

76. Pão Careca

Depois é hora de adicionar o resto da farinha de trigo aos poucos, o sal e a margarina. Misture até virar uma massa e comece a sovar (ou seja: divirta-se batendo na massa até ela virar uma bolinha.

Coloque ela em outra forma (novamente lembrando que esse fermento é do mal e triplica de tamanho) e deixe a forma por 40 minutos descansando em algum lugar quentinho. Nós colocamos dentro do forno (desligado!!), mas vale cobrir até com cobertor nesses dias frios.

A massa vai ficar igual à última foto, mas por pouco tempo: assim que você encostar nela, ela volta ao lugar.

Divida nos pedaços que você quiser (lembrando que no forno ele ainda cresce mais!). Para facilitar mexer na massa sem ela grudar nos dedos, é bom passar óleo nas mãos antes (óleo de cozinha, pelamordedeus!). Coloque em uma forma untada separadinhos e coloque no forno até dourar!

Além dos hambúrgueres, nós fizems alguns recheados de queijo prato e brie e jogamos orégano por cima. A variedade de recheios é infinita!

Bom apetite!

Written by

6 comments / Add your comment below

  1. Nossa, mas ficou tão branquinho! Agora, que divertidas essas fotos da massa crescendo!

  2. UAHuHAuAUAhuAhA! Me diverti muito com as fotos!
    Imagina, alguém passando óleo de carro nas mãos pra fazer o pão!

  3. Eu e minha mania chata de entrar no seu blog perto da hora do almoço ¬¬ FOME!!

    Hauhauhauh assim como a Raq, tb me diverti mto com as fotos!!

    E seu pai merece um “tu du dum tssssss” hahahahaha

  4. Olha. Neste momento de minha vida o q mais tenho DESEJADO eh pão sem glúten. Aprenda a fazer um!?!? Bjsss

Leave a Reply