74/75. Hoje é dia de goiaba!

75. Compota de goiabaQueridos amantes da goiaba, hoje o post é para vocês! Confesso que não sou muito fã da fruta, mas adoro geléias de qualquer tipo, então entrei na brincadeira também. Para usar as goiabas inteiras, esse post tem duas receitas: compota de goiaba e geleia de goiaba. Vamos por partes:

.

.

.

.

74. Compota de Goiaba:

75. Compota de goiabaPara fazer uma compota, usamos somente a casca e a polpa da goiaba cortadas em quatro partes, sem nenhuma semente, e guardando toda a parte de dentro para a geléia. Em uma panela com água colocamos 4 col. (sopa) de açúcar, cravo e canela.

75. Compota de goiaba

Depois quando formou uma calda, adicionamos as goiabas, que ficaram cozinhando até a água secar. Cuidado para não esquecer nenhuma semente na goiaba e quebrar o dente dos coleguinhas!

Super simples! E, para quem gosta de goiaba, super gostoso – eu, que nunca tinha comido compota, achei “interessante”.

.

.

75. Geleia de Goiaba:

74. Geléia de goiabaA primeira parte da geleia de goiaba é colocar para cozinhar toda a parte de dentro da goiaba, incluindo os caroços, bagaços e tudo mais. Isso é para amolecer a fruta e soltar a polpa antes das próximas etapas. Também colocamos nessa panela cravo e canela.

74. Geléia de goiabaDepois disso tudo que está na panela passa por uma peneira e vai para dentro de outra tigela. É uma parte bem chatinha e que exige um pouquinho de força, para desgrudar tudo o que não é caroço dos caroços –  e, novamente, não quebrar os dentes dos coleguinhas! Depois dessa parte sobre somente um suco de goiaba, que deve voltar para a panela.

74. Geléia de goiabaJunto com ele, você coloca uma xícara de açúcar (para aproximadamente meia dúzia de goiabas) e mexe bem. Essa é a parte mais demorada. Pela foto ao lado dá para perceber o quanto “minguou” a geleia conforme a água foi secando. A consistência é você quem decide, sem esquecer que, quando esfriar, ainda vai ficar um pouco mais durinha.

Melhor que geléia de supermercado, com certeza! E você ainda pode fazer com vááááááárias frutas diferentes!

Written by

1 comment / Add your comment below

Leave a Reply