Essa receita é do Giallo Zafferano, que já virou a minha referência em comidas italianas. Como eu já expliquei antes, o Jamie não ‘molto forte’ em receitas italianas, porque ele inventa demais, e lá as comidas são muito simples, por isso eu procuro em fontes mais seguras.
O site mostra até um video de como fazer todas as receitas, mas eu confesso que nunca tive paciência de assistir nenhum, então vamos ver a Amatriciana do jeito que eu fiz – seguindo a receita:
A primeira coisa a fazer sempre é colocar a água com sal para ferver, depois você pode começar o molho. Para isso, você vai precisar de bacon. Eu compro fatiado em caixinha, por isso usei meio pacote cortado bem fininho. O site sugere 50g – sinceramente eu não faço ideia de quanto vem no pacote inteiro.
Coloque o bacon na frigideira com pouquinho azeite e deixe começar a fritar. Antes de ficar totalmente frito, jogue um copo de vinho branco (foto ao lado) e deixe em fogo alto cozinhando no vinho – atenção para o cheiro mara!
Em outra panela, você faz o seu molho de tomate normal, que pode ser com tomates pelati, tomates normais ou molho pronto, lembrando de colocar, sal, pimenta-do-reino e o que mais você quiser (orégano, alho, etc).
Se o bacon ficar pronto antes do molho, tire ele da frigideira e coloque em prato separado (para não continuar queimando na panela quente), depois misture ao molho. Prontinho! Pasta All’Amatriciana super fácil de fazer, e olha que Giallo considera a dificuldade “elevata”!
Momento Senta Que Lá Vem História Gastronômica do dia: A “pasta amatriciana” (ou “matriciana”) foi inventada pelos pastores da cidade de Amatrice, na região Lazio, na Itália. Existem várias receitas para esse macarrão, mas a original leva “guanciale”, muito parecido com o bacon, vendido em pedações, além do queijo ralado típico da região de Amatrice.
Carol, você está “molto forte” na cozinha.
Esta receita está ótima.
bjs
papai
Não falei que você iria derrubar meu computador?
🙁
papai