Um dia desses eu fiquei encarregada do acompanhamento de um estrogonofe. Para mim estrogonofe combina com arroz e batata palha, no máximo uma batata de forno ou outro derivado de batata, por isso, corri pro meu “delicious” (meu marcador de comidas gostosas garimpadas no site do Jamie) e procurei por essa batata palha, que eu ainda não tinha tentado.
A primeira coisa a fazer é perfeita para aquele irmãozinho chato: cortar as batatas bem fininhas, como na foto. Para três pessoas eu fiz quatro batatas, e a quantidade foi perfeita. Não se esqueça de deixar as batatas, mesmo depois de cortadas, dentro d’água, senão ficam escuras e feiosas.
Você pode deixar as folhas do alecrim inteiras ou cortadas. Eu prefiro a segunda opção, porque deixa mais gosto na comida, mas guarde alguns ramos para a hora de fritar.
Coloque óleo em uma frigideira e frite igual batatas fritas. Para saber se o óleo já está quente o suficiente o Jamie dá a dica: jogue uma fatia da batata lá dentro com o óleo ainda frio, quando ela estiver boiando e queimando é porque já está na temperatura perfeita.
Ponha as batatas na frigideira aos poucos e com cuidado, já que respinga bastante e sempre alguém sai queimado. Depois tire as batatas e coloque em um prato com papel toalha para absorver o excesso de gordura.
Depois de cada leva de batatas tiradas da frigideira, aproveite que elas ainda estão quentinhas para salpicar com sal, pimenta e alecrim.
Frituras podem não ser tão saudáveis, mas duvido que a sua batata palha de saquinho fique tão gostosa ou “saudável” quanto as minhas fritinhas! E ficaram ó-ti-mas com o estrogonofe!
Bom apetite!
Batatinha frita feita em casa é sempre mais gostosa mesmo. Não sabia que combinava com alecrim, vou tentar quando fizer!
Outra coisa, tem um não derivado da batata que tb fica ótimo com estrogonofe (que aliás, eu comi hoje): aipim.
Beijoca!
Ahh sim, aipim frito é tudibom!
Eu nem sou fã de batata frita, mas amo batata palha (eu sei que é só uma questão de espessura!) e combina sim com alecrim! =)
Esta batatinha com cerveja ficou ótima.
bjs
papai
Oi Carol,
até eu que não sou de fritura fiquei com vontade de provar! 😉 E alecrim é tudo de bom!
ahh estou curiosíssima para ver a mousse aqui!
beijos e boa semana
Mais 2 dicas para batata palha: para cortar pequenininha, ralar com um daqueles raladores de queijo (usar os furinhos maiores) e ao invés de deixar ela na água, o ideal é lavar com bastante água (em um escorredor de macarrão, por exemplo, e depois secar (ou deixar escorrendo por uns 10 minutos). A batata não fica preta e vai ficar super crocante!
Obrigada para receita! Gostei muito! Parabens para blogger, fotos muito bonitos.