Segundo o Revolução na Cozinha, o Frango Tikka Masala é o prato indiano mais consumido na Grã-Bretanha, mas os indianos provavelmente diriam que é uma versão “inglesada” da indiana. O meu foi uma versão mais abrasileirada ainda porque, como já deu pra perceber, eu mudo um pouco as receitas…
Bom, para começar, o Jamie usa uma pasta Tikka Masala, que ele ensina a fazer algumas páginas a diante. Os ingredientes principais da pasta são os mesmos ingredientes do curry, adicionando o coco ralado. Além da pasta ele ainda coloca curry na receita. Abreviamos as coisas aqui em casa e trocamos tudo isso por… curry! além do alho, que tinha na pasta, mas não na receita. Além disso, o prato levava óleo de amendoim, e alguém lá sabe onde eu vou encontrar óleo de amendoim em Macaé? Por isso, o que eu vou ensinar agora foi o Frango Tikka Masala que EU fiz, depois de todas as mudanças na receita original.
Deixei tudo picadinho naqueles meus potinhos Ana-Maria-Bragas: tomates em conserva, gengibre, coentro, cebola e amêndoas. Refoguei o frango (que eu fiz com partes inteiras, e não em tirinhas) no alho e depois adicionei esses ingredientes com um pouco de água e bastante curry. A pimenta vermelha (que pra variar também não tinha) foi substituída pelo Tabasco, que eu a-do-ro.
Então o frango ficou igual a primeira foto acima, até que eu adicionei o leite de coco e as amêndoas e ficou igual a outra foto. Alguns minutos depois, deixando secar, o prato ficou assim:
Deu certo! E eu JURO que ficou super gostoso. E mais alguém aí está surpreso de eu não ter errado tragicamente NENHUM prato até agora? Pronto: primeira receita indiana para a coleção. Agora lá vai tudo explicadinho:
Frango Tikka Masala da Carol – Ingredientes
Frango!
1 cebola picada
5 tomates em conserva picados
algumas amêndoas picadas
coentro picado
1 colher de sopa de curry em pó
alho
dois dedos de gengibre picados
1 garrafa de leite de coco
TabascoComo fazer:
Primeiro refogue o frango em alho, azeite e um pouco de manteiga. Quando estiver dourando, adicione as cebolas e espere dar alguma cor antes de colocar os outros ingredientes (tomate, cebola, coentro, leite de coco, curry, tabasco, gengibre e amêndoas). Mexa tudo de vez em quando e deixe secar com fogo médio. Adicione sal e pimenta do reino a gosto. Decore com tomate cereja e folhas de coentro e pronto!
Até a próxima receita!
hum…. Acredito que tenha ficado bem gostoso mesmo, tem uma cara deliciosa, que bom q vc alterou a receita.Quanto ao seu comentário de n estar errando, seria isto verdade, ou teríamos um arquivo de “erros de gravação”? hahahah.beijos
Mas não é que tá virando uma cozinheira de mão cheia? rs
carol!!tabasco??encontra em qualquer mercado?nao conheço!!!!bjoss
to quase indo aí!!!
Este frango ficou ótimo.
5×0 para a Carol.
bjs
Papai
@Tia Paty – é a pimenta vermelha no vidrinho na segunda foto, encontra em qualquer mercado sim, e é uma delícia. Bjos
@Ubiracy – 5×0 porque você já está pensando no ‘1’ que vai entrar aí, né? Sei…
Nossa Carol.. só de olhar a foto já parece delicioso… que 2010 seja cheio de alegrias como essa!
parabéns pelo blog (de novo rs)! Preciso arranjar tempo pra descobrir o mundo da culinária também…
abraços..
Adoro Tabasco tb, coloco em tudo que posso. Outra coisa, consertando um erro de um comentário meu: a salada à la Spoleto é no Emporium Pax. Não sei de onde eu tirei Viena, viajei legal.
Seu prato ficou muito bonito. Espero que tenha ficado comível, pq eu fui num restaurante indiano uma vez e tinha tanta pimenta que eu sai com fome mesmo com um prato na minha frente pq não consegui comer. E olha que eu tenho tolerância à pimenta.