Homus bi tahine, em árabe, significa algo como grão-de-bico com pasta de gergelim, e se eu soubesse disso antes de fazer a nossa receita caseira de homus, talvez tivesse colocado gergelim também, por isso eu vou chamá-lo somente de “homus”. Eu a-do-ro essa pasta, cujo único inconveniente é se lembrar da imensa quantidade de cebola e alho o dia inteiro e, dessa vez, deu para testar o meu processador baby e novo.
Na verdade, o motivo de eu ter feito a pasta foi o grão-de-bico já estar pronto, isso para a próxima receita, que eu não vou adiantar ainda. Isso porque dá um trabalhinho que dá preguiça: tem que cozinhar o grão-de-bico (acho que devo ter usado meio pacote para isso) na panela de pressão, do mesmo jeito que se faz feijão.
Com os grãos prontos, comece a passá-los no processador, ou no liquidificador, se ele for forte o suficiente. No meu processador, ele não ficou suficientemente triturado, ainda ficou grande demais, o que fez com que a gente tivesse que passar tudo para o liquidificador do mesmo jeito…
Depois você pica também duas cebolas e uns três ou quatro dentes de alho. Misture isso, os grãos, meio pote de maionese, azeite de oliva, suco de um limão e, se precisar (caso não vire uma pasta), mais maionese ou então iogurte natural, que foi o que a gente fez para ficar menos gordo. Depois de misturar no liquidificador, tempere com sal e pimenta do reino. Colocamos também uma pitada de pimenta síria, mas isso se você encontrar para vender, porque imagino que não seja tão fácil.
Coloque em um pote fechado com azeite por cima e deixe na geladeira. Pode ser comido na hora, mas fica bem mais gostoso no dia seguinte. Você pode colocar também salsinha por cima. Sirva com pão sírio!
Opa! To vendo que começa uma fase de receitas arabes gostosas por aqui, que legal! Me deu ate vontade de comer no arabe da gavea… beijos
Que delícia! Adoro isso! Vou tentar fazer 😉
Sarah, você taí, Sarah?
E guem tá cuidando do lojinha?
Muiot bom.
bjs
papai
Olha, gostei da receita.. mas fiquei com medo do MEIO POTE DE MAIONESE…. Será que se trocar tudo pelo IOGURTE ficará RUIM? Eu tenho uma silhueta a zelar! ahahah
E outra coisa: eu fui a um casamento de budistas, VEGETARIANOS, (será que há budista nao vegetariano? rs) e comi TANTA COISA BOA que vc nao tem noçao….
Essa pasta me lembra este dia!
Adorei essa receita. Acho comida árabe o máximo. Vou testar essa, e depois conto…
Gostei da navegaçao do blog.. TÁ MAIS SIMPLES E DÁ PRA VER AS RECEITAS mais rapidamente! =DD
Carol,
Mt lindo o seu blog! Sou descendente de árabes, desde pequena amo grão de bico. Delícia!
aqui em casa eu sou a genio da lampada qd eles querem um ranguinho gostoso e so me fazer um carinho.
adorei a carol!