Como cuidar do seu kefir – Parte 2 – Dessorando

Este mês, andei pesquisando mais sobre o ‘maravilhoso mundo do kefir’. Fiz algumas experiências em casa e resolvi fazer um post atualizado.

Se você não leu o primeiro post, sobre Como cuidar do seu kefir, clique no link para ver tudo lá primeiro!

Lavar ou não lavar?

Primeiro de tudo, tenho que fazer um mea culpa. Eu coloquei uma informação, tanto no PDF para baixar quanto no post inicial, que na verdade era só como eu faço, mas esqueci de dizer para vocês que não era uma coisa legal, era só uma teimosia minha, mesmo.

Eu contei no post que eu lavo os grãos de kefir antes de trocar o leite. Lendo várias coisas na internet, eu vi o que eu meio que já sabia: isso não é nada indicado. A “baba” que se forma em volta dos grãos fazem bem para ele ajudam para que eles se reproduzam mais rápido.

Mas vou te contar: eu não gosto nem um pouco disso.

Então eu lavo com água filtrada. Agora eu tenho tentado não lavar tão bem assim, mas continuo lavando. Meus bichinhos continuam saudáveis e se reproduzindo num tempo bom, já doei duas vezes e já estão crescendo de novo, por isso decidi que vou continuar. Você pode decidir o que fazer.

Dessorando o kefir

Dessorando
O soro é o que sobra no fundo do pote. Reparem na minha gambiarra!

Eu ficava me perguntando como as pessoas faziam queijo, iogurte grego e outros “durinhos” afins com o kefir, já que o meu nunca endurecia o suficiente. Quando eu finalmente tomei forças para começar a pesquisar, vi que o pulo do gato era dessorar, ou seja, tirar o soro do kefir.

O passo a passo é o seguinte:

  1. Fazer o seu kefir normalmente
  2. Coar os grãos e colocar o restante em um filtro de café de pano ou papel
  3. Levar à geladeira, coberto, por 8 a 48h, dependendo da consistência que você quiser
  4. Aproveitar o seu kefir durinho para a sua receita

Quanto tempo dessorar:

  • 8h – Consistência de iogurte grego
  • 12h – Consistência de cream cheese
  • 24h – Consistência de queijo

Dica 1: O filtro de café de papel funciona super bem e não rasga (e você não precisa lavar depois)

Dica 2: Eu inventei uma “gambiarra” de prender o coador de café em um pote alto com dois grampos de roupas. Tem que dar uma distância para que o soro não encoste de volta no fundo do coador. Depois eu cubro tudo com uma sacola plástica de alimentos antes de levar à geladeira.

Dica 3: Achei que fica bem melhor se, depois de coar os grãos, você fizer uma segunda fermentação, mas isso, continue lendo!

Segunda fermentação

Depois que você coa e retira os grãos do kefir, ele continua com muitas bactérias, por isso, não para nunca de fermentar, só faz isso em uma velocidade menor do que quando você deixa os grãos. Por isso, depois de coar os grãos e colocar o leite de kefir em um pote de vidro, você pode deixar ele fora da geladeira por mais algumas horas (eu deixo de um dia para o outro). Você vai reparar que o leite vai começar a se soltar do soro.

Quando isso acontecer, é só usar a tática do coador de café para dessorar na geladeira.

O soro

Mas o que fazer com esse soro que sobra, não é mesmo?

Molho com sal e orégano

Fui pesquisar o que era esse líquido que sobrava e a maioria das pessoas afirma que isso é proteína do leite pura. Inclusive, muitos usam como substituto para o tão famoso whey protein. Você pode adicionar o soro em algumas receitas suas.

Outra coisa que se faz com ele é um “Yakult caseiro”. Ainda não testei, mas coloco aqui assim que testar.

A terceira opção é a mais fácil. Você pode adicionar uma colher de sopa do soro à água, quando deixar o feijão de molho. Vou fazer um post especial para o feijão, mas adianto que deixar os grãos de molho por pelo menos 24 horas é o pulo do gato para um feijão cremoso e saudável. O chamado “remolho” ajuda a eliminar os fitatos e polifenóis do feijão, ajudando a digestão. E, adivinha só, o soro do kefir ajuda nesse trabalho. Eu já adotei essa prática.

Bônus: receitas que eu já testei

Mas este não é um post só com blá-blá-bla. Vamos logo ao que eu já fiz com esse kefir dessorado:

  1. Molhinho feito de kefir

    Iogurte grego
    Agora ficou fácil. Primeiro você faz o seu kefir normalmente. Depois deixa o potinho sem os grãos fora da geladeira por 8h. (Pode pular essa parte, mas eu acho que fica melhor) Transfere para o coador e deixa na geladeira por 8 a 12 horas. Prontinho! O kefir dentro do coador já está em ponto de iogurte grego.

  2. Iogurte de morango
    Eu fiz exatamente o mesmo processo de cima e bati com morangos congelados, maple, açúcar mascavo e baunilha. No liquidificador, como o próprio nome diz, deixa a mistura mais líquida, e ele perde um pouco o ponto de grego. Mas você pode voltar à geladeira para esperar ele retomar a forma.
  3. Molho salgado (dip)
    Esse molho você pode comer com cenouras cruas cortadas ou passar em torradinhas. Fica muito parecido com aqueles de iogurte servidos em couvert de restaurantes. Depois de fazer o mesmo processo anterior (mas deixei 24h na geladeira dessorando), misturei sal e orégano. Fica divino!

As possibilidades são muitas, se você conhece outra receitinha-magia, deixa aqui nos comentários! Prometo também atualizar o PDF, para vocês imprimirem tudo certinho da próxima vez!

Foto de capa: Freepik

Written by

2 comments / Add your comment below

  1. Carol, acabei de ler e já amei! Já tinha lido alguns posts no passado – por causa da manteiga de amêndoas que você trouxe uma vez pra redação – , mas agora vou virar leitora contumaz! Adorei!

Leave a Reply