277. Ayurveda: Arroz integral com feijão azuki

Nem adianta reclamar, vai ter muita receitinha ayurvédica por aqui nos próximos posts! É que a minha vibe, vocês já perceberam, está sendo cozinhar os dois livros da Laura Pires que eu devorei no fim de setembro: Nutrindo seus sentidosO sabor da harmonia. Hoje tem duas receitas de uma vez: arroz e feijão. Mas não daquele jeitinho que você aprendeu com a sua avó, dessa vez tem um twist.

Como eu disse na última receita que eu publiquei desse livro, uma das coisas que me deixaram boba foi me dar conta de que você não precisa ficar naquele seu combo cebola, alho, caldo industrializado para temperar as coisas. Tudo bem você comer o seu arroz com alho, ou o seu feijãozinho refogado com alho, mas não precisa usar os mesmos temperos em todos os pratos do dia, né? É que, segundo a ayurveda, cada tempero está no seu prato por um motivo – acalmar, acelerar, apaziguar, não importa. Se você usa o mesmo tempero para tudo, fica redundante.

Como eu queria provar logo tudo o que estava nos livros, aproveitei um dia desses para testar logo um arroz com feijão. As duas receitas são do Nutrindo seus sentidos.


Arroz integral super gostoso!

Arroz integral aromático

Essa receita, segundo o livro, é indicado para os três doshas: vata, pitta e kapha. (Eu falo um pouquinho sobre eles nos dois dois posts sobre o livro, mas você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre eles em O sabor da harmonia).

Realmente, esse arroz é super aromático, mas ao mesmo tempo é muito levinho, por não levar o nosso alho e cebola de cada dia. É ótimo para acompanhar um prato mais poderoso sem brigar com ele.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de arroz integral
  • 2 cravos
  • 1 folha de louro
  • 3 xícaras de água (achei muito, da próxima vez vou fazer como estou acostumada: 1 dedo de água acima do arroz)
  • sal

Como fazer:

Primeiro, coloque o cravo e o louro na panela por um minuto para liberar os aromas desses dois temperos. Adicione o arros e refogue também por um minuto. Adicione a água e abaixe o fogo quando a água ferver. Achei que 3 xícaras era muita coisa, no final, o arroz já estava cozido e ainda tinha muita água, tive que aumentar o fogo para ele ferver isso tudo. Por isso, vou diminuir essa quantidade da próxima vez. Ajuste o sal.


Feijão azuki pronto para comer!

Feijão azuki

Este feijão também ficou uma delícia. Mega temperado, muito diferente do que estamos acostumados no nosso dia-a-dia. Esse leva cebola, mas não leva alho. Ficou ótimo com o arroz aromático, porque eles não brigaram, já que o arroz era bem levinho.

Meu único porém é a Laura não usar panela de pressão. Ela diz que não demora tanto assim e que fica mais saudável feito na panela, mas para mim demorou horrores. Toda a comida ficou esperando o feijão amolecer, por isso vou continuar com a minha panelinha de pressão por enquanto. Fazendo logo um monte, congelando ele sem temperos e depois só refogando tudo na hora de fazer. Facilita a minha vida. Mas, para testar a receita dela, fiz na panela normal.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de feijão azuki
  • 1 colher de chá de óleo (ela usa girassol, eu usei azeite)
  • 1/2 cebola picada
  • 4 xícaras de água
  • 1 colher de chá de cominho em pó (ela usa uma colher de sopa de cominho em grãos, mas eu só tenho em pó)
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (açafrão-da-terra)
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada (ela usa coentro, troquei)
  • 2 folhas de louro

Como fazer:

O feijão azuki, assim como o nosso feijão preto e o carioquinha e a maior parte das leguminosas, precisa ficar de molho antes de cozinhar. Deixe de um dia para o outro na água.

Na hora de cozinhar, coloque o feijão, a água e as folhas de louro no fogo até ele ficar macio.

Em outra panela, coloque o óleo e refogue a cebola. Adicione cominho, cúrcuma e adicione o feijão cozido. Cozinhe por mais 10 minutos. Ajuste o sal e adicione a salsinha.


As duas receitas servem duas porções. Para finalizar, fizemos uma carninha com redução de vinho que também ficou uma delícia.

Acompanhado de filézinhos feitos na hora! hummm

Só para lembrar, já fiz aqui a resenha dos dois livros da Laura Pires:

Para comprar esses dois livros, clique aqui:
Nutrindo seus Sentidos

 

 

 

 

.

Written by

Leave a Reply